Molho de tomate caseiro – e delicioso!


(imagem daqui)

Se você acha que fazer molho de tomate dá muito trabalho, pode mudar de idéia.

Eu já postei uma receita aqui de molho mais “purista”, digamos assim. Mas isso é pra quem gosta de sarna pra se coçar ou quer provar uma macarronada tipicamente italiana.

Se você quer um molho natureba, mas quer também praticidade, senta aí, pega seu caderninho e caneta que dessa receita você vai gostar, eu prometo! Quem me ensinou foi minha sogra, dei meus pitacos e ficou assim:

  • Tomates (não importa a quantidade, o procedimento vai ser o mesmo, mas se puder fazer com 1 ou 2 quilos, melhor)
  • Cebola (a proporção: pra cada 4 tomates, 1 cebola)
  • Folhas de louro e manjericão fresco à gosto
  • Sal e shoyo à gosto
  1. Corte os tomates em quatro, e cada pedaço na metade
  2. Faça o mesmo com a cebola
  3. Coloque em uma panela grande semi-tampada e leve ao fogo baixo, fique de olho
  4. O tomate e a cebola vão começar a soltar água, que vai cozinhá-los levemente, mexa de vez em quando
  5. Assim que os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e bata o conteúdo no liquidificador, ou dentro da panela mesmo, se você tiver um mixer
  6. Volte para o fogo, sempre baixo, agora é hora de temperar: acrescente o louro, sal e shoyo, à gosto, deixe por mais 15 ou 20 minutos para apurar o sabor
  7. Retire as folhas de louro, rasgue com as mãos as folhas de manjericão e misture ao molho, que já esrá prontinho.

Você pode fazer esse molho especificamente pra uma macarronada, um prato específico, ou pode fazer pra congelar e ter sempre à mão.

Nesse caso, congele em fôrmas de gelo, e quando os cubos estiverem prontos, passe para um pote e deixe no freezer, assim você retira apenas a quantidade que desejar. Se a intenção for congelar, também é bom pegar leve no sal, já que a tendência é que ele apure mais ainda.

Eu uso além do sal o shoyo pois acho que ele dá um toque diferente, mas use com parcimônia, já que shoyo contém muito sal também.

Em tempos de tomate barato na feira (tipo R$ 1,00 Kg como comprei semana passada), sai bem mais barato fazer o molho do que comprar pronto, né. Além do que o sabor é incomparável, e o cheiro então…