Geleia de morango

Geléia de morango caseira

Fazer geleia de morango com maçã é uma ótima alternativa para quem não quer comprar pectina do mercado.

Morangos maduros por sí só não tem pectina suficiente para dar a textura da geleia, por isso as vezes utilizam grandes quantidades de açúcar para dar o ponto da geleia.

Não é o caso da nossa receita de geleia de morango. A maçã ralada é quase que imperceptível no sabor final da geleia, mas é ela que dá essa textura maravilhosa aqui de baixo.

Na rua que fica atrás do meu prédio tem um tiozinho que vende frutas. Mas não tem muitas, as de sempre são maçã e pera, aí as outras variam de acordo com a época. Como estamos em época de morangos, eu não consigo passar na frente da banquinha sem catar no mínimo uma caixinha, inda mais que tá na promoção por dois reais.

Mas até aí, ótimo, o problema é quando eu chego em casa. Eu fico olhando pro morango, ele olhando pra mim… fico imaginando o que fazer com ele, mil e uma ideias, penso… mas acabo sempre fazendo geleia.

Acho que é por que é fácil, rapidinho de fazer e nada tem a ver com aquelas geleias enjoativas que a gente compra no supermercado, não mesmo… E aí você pode colocar no iogurte, na torrada, na panqueca. Fica tão suave que pode até comer de colher. Eu faço isso. Vergonha né?

A melhor época para fazer geleia de morango

No Brasil a melhor época do ano para se fazer essa geleia é depois do mês de outubro, quando os morangos estão abundantes na feira, vermelhos, doces e saborosos.

Eu te encorajo a usar morangos bem maduros para extrair o melhor que tem neles.

Escolhendo morango para a geleia

Como nessa época do ano os morangos estão mais baratos e igualmente muito mais maduros antes de fazer a geleia fazemos a separação. De 5 caixinhas de morangos tiramos os que estão bem maduros para a geleia e deixamos os mais verdes para as crianças comerem.

Assim garantimos que os morangos não estragarão durante a semana da mesma forma que temos os morangos mais maduros para dar sabor a nossa geleia.

Chá de morango com as sobras

Também pensando nas crianças que amam chá de morango, não descarte o topo e as folhas dos morangos, leve para ferver em uma panelinha com água filtrada e assim terá o melhor chá de morango da vida.

Geléia de morango com maçã

Pitadinha
Geleia de morango com a pectina natural da maça. Baixo açúcar, sem adições artificiais e muito fácil
Prep Time 20 mins
Cook Time 30 mins
Total Time 50 mins
Course caseiro, Sobremesa
Cuisine Americana
Servings 1 pote pequeno

Equipment

  • 1 panela grande
  • 1 faca para frutas
  • 1 tábua de corte

Ingredients
  

  • 500 g de morangos 2 caixinhas aproximadamente
  • 1 unidade de maçã
  • 1 xícara (de chá) de açúcar

Instructions
 

  • Lave bem os morangos em água corrente, retire as folhinhas e deixe em uma tigela com bastante água e 2 colheres de sopa de vinagre por 30 minutos
  • Retire os morangos, corte-os em cubos e transfira-os para uma panela
  • Descasque a maçã, rale no ralo grosso (retire as sementes) e transfira para a panela também
  • Coloque na panela o açúcar, misture os ingredientes e leve ao fogo alto
  • Assim que levantar fervura abaixe o fogo e mexa só de vez em quando
  • A geleia estará pronta quando os pedaços de morango estiverem bem macios e a caldinha que se forma bem espessa (lembrando que a textura ficará mais espessa depois de esfriar) Deixei abaixo como faço o teste da geleia para saber o ponto.
  • Apague o fogo, deixe esfriar e guarde em vidrinhos esterilizados (ferva por 15 minutos para esterizá-los) na geladeira

Notes

  • Teste de geleia  – coloque alguns pires pequenos no freezer. Quando a geléia estiver pronta, coloque uma pequena quantidade de geléia no pires frio e volte ao congelador por 5 a 10 minutos. Em seguida, passe o dedo pela geléia para fazer uma faixa. Se não voltar ao meio ou seja, o caminho que seu dedo fez continuar sem que a geleia escorra ali, então está pronto! 
Keyword como fazer geleia com maça, geleia de morango, geleia de morango natural, geleia de morango sem conservante

Esterilizando vidros para a geléia

existe muitos métodos diferentes para isso. Meu método favorito é mergulhar os vidros e tampas já lavados em uma grande panela de água, deixando completamente submersos e levar para ferver.

Tenha cuidado ao tirar os vidros quentes da água, utilize uma pinça de cozinha para isso enquanto posiciona seus vidros em um pano de prato limpo para não contaminar.

Coloque sua geleia no pote ainda quente sobre o pano de prato, feche com a tampa e aguarde até 24 horas para resfriar completamente e só então leve para a geladeira.

Você pode reutilizar potes de geleias acabadas normalmente desde que as tampas estejam intactas, sem amaçados ou com a borracha desgastadas.

Ou utilizar potes herméticos como esse que são próprios para esse tipo de preparo.