Palha italiana do amor


Lembram que dia desses publiquei uma palha italiana de colher? Pois num é que ela rapidinho ficou entre as receitas mais acessadas do blog de todos os tempos (leia-se: a eternidade de dois anos)? Mas apesar de toda a praticidade daquela versão, eu ainda preferi esta aqui, que mesmo dando um pouquinho mais de trabalho, resulta em uma palha italiana não muito doce, e eu prefiro assim =) Porque até o doce tem que ser na medida certa né?

Só que CALARO que eu não ia fazer uma palha italiana basiquinha, ora bolas. Mal de cozinheira é sempre achar que pode melhorar uma receita, mesmo que ela já seja um escândalo. Ás vezes dá certo, às vezes não, mas nesse caso, ela se transformou num verdadeiro atentado ao meu auto-controle. E ao seu também!

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de chocolate em pó
  • 2 colheres generosas de creme de avelã
  • 1 pacote de bolacha Maria de leite Vitarella (mas pode ser Maizena também tá?)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Chocolate em pó ou açúcar refinado para polvilhar
  1. Em uma panela (de fundo grosso de preferência) junte o leite condensado, o chocolate em pó, o creme de avelã e a manteiga, misture bem e só então leve ao fogo bem baixinho, mexendo sem parar até que comece a soltar do fundo da panela
  2. Apague o fogo e deixe esfriar por 15 minutos
  3. Enquanto esfria, quebre grosseiramente com as mãos os biscoitos, reserve
  4. Passado o tempo, é só misturar tudo e despejar em uma assadeira pequena (20x20cm) forrada com papel manteiga e untada
  5. Leve para a geladeira por pelo menos uma hora
  6. Desenforme a palha soltando-a delicadamente do papel manteiga, e corte os quadradinhos
  7. Passe os quadradinhos no chocolate em pó, ou açúcar refinado/de confeiteiro

Aqui em casa eu tive que manter os quadradinhos na geladeira, porque o calor tá fácil não, viu? Mas sabe que achei eles mais gostosos geladinhos mesmo =)

Agora corre lá na fan page da Vitarella que tem uma outra versão desta palha italiana, muito cute e fofa te esperando, tenho certeza que vocês vão amar!