Pão integral de microondas – com e sem ovo


Eu não sei vocês, mas eu sinto muita fome de manhã. Tipo assim, eu já levanto da cama meio desesperada pra colocar alguma coisa na boca e preencher aquele vazio do meu estômago. Então, obviamente, o café da manhã é uma das refeições preferidas do dia, e eu gosto de tomar um bom café, sabe? 

Dia desses, pesquisando sobre opções práticas pra fazer em casa, me deparei com esta receita que ficou bem famosa por causa de uma dieta que gente famosa faz (Dukan). E pirei. Como assim, pão no microondas? Testei e desde então, não teve um diazinho que ele não apareça na mesa na hora do desjejum.

Imagina só, gente, você preparar o seu pãozinho todo dia na hora que você for tomar café. Imaginou? Ele quentinho, fofinho… Agora imagina mais: ele saindo do seu microondas, em pouco mais de 2 minutos. Se eu tô brincando? Não, gente, é sério, seríssimo, e esse pão é TUDO: delicioso, saudável, prático, rápido, fofinho, e barato. Bom demais pra ser verdade né? Por isso que eu fiz questão de fotografar todo o processo pra vocês se animarem a testar esta receita, olha como é fácil preparar:

  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 3 colheres de sopa de fibra de trigo 
  • 1 ovo (ou uma colher de sopa de linhaça triturada, hidratada por 2 minutos em 1/4 de xícara de água)
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (desnatado, de preferência)
  • 1 pitadinha de sal
  • 2 colheres de chá de fermento para bolo (químico)
  1. Escolha dois potinhos plásticos ou de vidro/cerâmica no formato desejado e unte com um tiquinho de nada de azeite/óleo (não precisa polvilhar, dá pra ver na foto que eu polvilhei porque fiquei com medo de grudar tudo, mas depois descobri que não precisa!)
  2. Misture todos os ingredientes com um fouet ou colher e divida a massa nos potinhos
  3. Leve para o microondas e asse por 2 minutos e 30 segundos na potência máxima (se ele não estiver totalmente assado, volte mais 30 segundos e vá ajustando ao tempo do seu microondas)
  4. Desenforme e recheie com o que quiser (rende dois pães)

Importante:

Na primeira vez que assei, ele virou uma pedra, pois a receita pedia que ficasse 5 minutos no microondas, por isso é importante considerar a primeira tentativa como um teste, depois você já vai saber o tempo correto pra você. Quem não tem microondas pode assar no forno convencional, só não sei dizer em quanto tempo ele fica pronto, então o ideal seria triplicar a receita, assar em uma forma maior e ir comendo em fatias ao longo da semana.

O farelo de aveia e a fibra de trigo são vendidos em casas de produtos naturais (eu comprei no Mundo Verde). Trouxe 1/2kg de cada e gastei menos de R$ 5,00, quase o preço de um único pacote de pão integral no supermercado.

Para quem não come ovo: há como substituir o ovo na receita por linhaça. Basta colocar uma colher de sopa de farinha de linhaça em 1/4 de xícara de água e esperar dois minutinhos, que ela vira uma papinha grossa e aí é só acrescentar os demais ingredientes do pão. Mas a linhaça, pra ser adequadamente absorvida pelo organismo precisa de alguns cuidados: deve ser comprada em semente, triturada no liquidificador em casa e mantida na geladeira em pote hermeticamente fechado e escuro (nada de transparência) por no máximo uma semana. Depois disso, oxidou tudo e ela não vai passar de pó, certo? 

Sabe que eu gostei mais ainda da versão com linhaça? O pão ficou ainda mais fofo e o sabor ficou uma delícia! E se você quiser saber dos benefícios dos ingredientes deste pão para a sua saúde, é só dar um google aí e ler um bocadinho. Adianto uma coisa: quem sofre de intestino preso e colesterol alto, vale a pesquisa.

Afe, falei demais, né. Mas é que esse pãozinho conquistou meu <3 fazer o quê?

Besus e boa quarta :*