Lombo suíno ao molho de peras


Fim de ano e a nossa lista de compras fica toda trabalhada nos assados néam. Eu comprei uma peça de lombo suíno (temperado, desculpa, gente) já que nunca tinha tentado fazer em casa, e acho a carne super deliciosa.

Me liguei que carne de porco sempre vai super bem com o doce de alguma fruta, além do que o lombo carece de um molhinho porque ele é seco por natureza. Depois de todas essas conclusões fui pra cozinha, e saiu um lombinho esperto super delicioso, macio, e com um molho que ó, se garantiu na função. Foi assim, usei:

  • 1 peça de lombo de mais ou menos 1kg
  • 2 peras pequenas ou 1 grande
  • 1/2 xícara de cebola
  • 1/ xícara de conhaque (pode ser vinho branco)
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Azeite/óleo para selar
  1. Descongele a peça de lombo conforme as instruções da embalagem
  2. Aqueça bem uma frigideira grande com um fio de óleo/azeite
  3. Sele todos os lados do lombo (deixe quieto até dourar, então vire, até dourar toda a peça)
  4. Transfira o lombo para um refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180º por 1 hora
  5. Retire o papel alumínio, faça cortes na parte superior do lombo e (com cuidado pra não se queimar) coloque fatias de pera nos cortes
  6. Corte o restante das peras e coloque ao redor do lombo, adicione o conhaque e a cebola ao refratário e volte para o forno até dourar (de vez em quando regue o lombo com o caldo que se forma na assadeira)
  7. Retire o lombo, coloque todo o conteúdo líquido do refratário no liquidificador e bata bem depois coe em uma panela e leve ao fogo com uma colher de maizena, no fogo baixo, mexendo sempre até engrossar
  8. Sirva o lombo regado com o molho

O sabor da pera assada junto do lombo é PERFEITO (inclusive, as fatias devem ser mais grossas do que as que as da foto), e o molho é bem suave, dando um toque bem delicado ao prato. Amei!