Sopa cremosa de jerimum com gorgonzola


Ou, a sopa mais besta que já fiz =)

Depois de tanto exagero e comilança na qual me joguei nos últimos dias, pedi pra sair e me rendi à uma sopinha, pra acalmar os ânimos e me botar no eixo, pra começar o ano leve, sabe?

E olha que com esse calor que anda fazendo, pensar em tomar sopa é meio doido mesmo, mas nem queria saber da temperatura lá fora, queria sopa e pronto. E é aquele esquema né? Jerimum é meio docinho, junta com o gorgonzola que é salgadinho, casamento perfeito!

  • 4 xícaras de jerimum cortado em cubos
  • 1 folha de louro
  • 1 caixa de creme de leite
  • 100g de gorgonzola (ou mais, é à gosto do cliente)
  • Sal à gosto
  1. Coloque o jerimum para cozinhar em uma panela com água apenas cobrindo os pedaços + sal à gosto + 1 folha de louro
  2. Quando o jerimum estiver cozido, bem molhinho, transfira os pedaços para o liquidificador + 1 xícara do caldo da panela (ou mais, caso queira uma sopa mais fluida, utilize mais caldo)
  3. Volte o conteúdo para a panela e aqueça na hora de servir, finalizando com o creme de leite e os pedacinhos de gorgonzola 

Claro que eu poderia ter refogado uma cebola pra dar mais sabor, poderia ter usado um caldo de legumes pra cozinhar o jerimum, mas para o nível de energia do qual eu dispunha na ocasião, tava ótimo. Barriga pesadona de final da gravidez não é fácil, amigues.

E nem pense que eu só coloquei essa quantidade de gorgonzola na minha sopa, dentro tinha muito mais, porque né, gorgonzola é uma delícia. E pra acompanhar, uma cestinha de pão ou torradinhas é o suficiente…

  

Feliz primeiro dia útil de 2013, gente!