Cottage caseiro


O lado bom de ser lisa é que você se acostuma a procurar soluções caseiras pra quase tudo nessa vida. Minha última solução, por exemplo, surgiu quando vi o preço absurdo de um potinho de cottage no supermercado, hoohoho. Pense na surpresa quando descobri que dá pra fazer um queijinho delicioso em poucos passos e garantir a proteína magra do café da manhã lindamente! =) Aproveita esse feriado inimprensável e vá pra cozinha preparar essa delicinha:

  • 1 litro de leite desnatado
  • Suco de 2 limões grandes ou 4 colheres de sopa de vinagre branco
  • Sal à gosto
  • 1 cx de creme de leite light ou iogurte desnatado consistente
  1. Leve o leite temperado com sal em uma panela ao fogo e fique de olho
  2. Quando estiver a ponto de levantar fervura, apague o fogo (o leite sempre avisa quando vai subir)
  3. Junte o suco de limão e misture, vão se formar “gruminhos”
  4. Espere o conteúdo da panela ficar em temperatura ambiente
  5. Forre uma peneira com um pano de prato limpo e despeje o conteúdo da panela
  6. Deixe os gruminhos descansarem por 1 hora
  7. Transfira para um recipiente e junte o creme de leite light ou iogurte

Aqui em casa eu separei um pano de prato novinho só para este fim, virou o paninho do cottage. Né que é fácil? Eu disse =)

Update: Algumas pessoas deixaram comentário aqui e no instagram dizendo que o leite não “engrumou”. Minha sugestão: Na próxima vez tentar com outra marca de leite e/ou trocar o suco de limão por 3 colheres de sopa de vinagre. Também prestar atenção na temperatura do leite: ele não pode ferver, tem que apagar o fogo quando ele começa a querer subir (pra quem tem termômetro culinário, quando atingir 90º). Na hora que colocar o suco de limão/vinagre tem que misturar bem (só de começar a mexer você já sente alguns gruminhos se formando) e depois tem que deixar quieto na panela até atingir a temperatura ambiente, nesse tempo mais gruminhos vão se formar. Às vezes quando faço com um litro de leite só, os gruminhos são menores, mas isso é normal, não quer dizer que deu errado. Eu já fiz 4 vezes, e em todas deu certo, e mais um monte de gente fez e deu certo, então não tem erro, gente! Cozinha é isso mesmo, tentativa e erro, uma hora a gente acerta. Tentem de novo que vocês vão conseguir =)