Pudim na panela de pressão elétrica

pudim na panela de pressão

Olá gente trouxe pudim na panela de pressão elétrica para vocês. Tem melhor forma de desculpar a ausência que trazendo uma receita de pudim facílima?

Estava com tantas saudades ❤️ enfrentamos alguns probleminhas técnicos, mas já estamos de volta à nossa programação. Aproveitando que hoje meu sogro vem almoçar, e ele ama pudim com calda queimadinha, fiz um pudim super simples e rápido que aprendi com a minha amiga Paulinha.

Pudim normalmente é uma preparação feita com tempo, em banho maria e cozido lentamente. Mas esse nosso pudim feito na panela de pressão elétrica não leva nem 20 minutos. Economiza um gás danado, e fica perfeito:

pudim na panela de pressão

Pudim na panela de pressão elétrica

Pitadinha
Pudim de leite condensado feito na panela de pressão. Economia de gás e sabor perfeito!
Prep Time 30 mins
Cook Time 20 mins
Na geladeira: 6 hrs
Total Time 6 hrs 50 mins
Course Sobremesa
Cuisine brasileira
Servings 1 pudim

Equipment

  • 1 panela de pressão elétrica
  • 1 forma de pudim que caiba na panela de pressão

Ingredients
  

Para o caramelo:

  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (de chá) xícara de água

Para o pudim:

  • 1 lata de leite condensado
  • 450 ml de leite integral
  • 1 colher (de sopa) extrato de baunilha
  • 2 und de ovos
  • 4 und de gemas

Instructions
 

Para o caramelo:

  • Misture tudo e leve ao fogo numa panela, não precisa mexer, está pronto quando estiver da cor de caramelo
    1 xícara (de chá) de açúcar, 1/2 xícara (de chá) xícara de água
  • Distribua o caramelo na forma e reserve

Para o pudim:

  • Misture o leite condensado com o leite integral e o extrato de baunilha (pode usar 1 colher de chá de essência no lugar do extrato) e reserve
    1 lata de leite condensado, 450 ml de leite integral, 1 colher (de sopa) extrato de baunilha
  • Em outro recipiente bata com um fouet os ovos e as gemas, em seguida adicione a mistura de leites e misture bem
    2 und de ovos, 4 und de gemas
  • Transfira para a forma com o caramelo, tampe com papel alumínio e leve para a panela de pressão elétrica, que deve estar com uma xícara e meia de água no fundo.
  • Tampe e coloque no modo pressão por 15 minutos
  • Retire a pressão, espere esfriar em temperatura ambiente e depois leve para gelar por pelo menos 6 horas.
  • Na hora de desenformar coloque um pouco sobre a chama do fogão pra ajudar a soltar e seu pudim e sair perfeitinho 😍

Notes

É possível fazer na panela de pressão convencional, 5 minutos na pressão, tá pronto.
Keyword pudim de leite condensado, pudim economico, pudim facil, pudim na panela de pressao

Sobre a forma de pudim para a panela de pressão

Antes mesmo de separar os ingredientes faça o teste para saber se a sua forma de pudim cabe em sua panela de pressão. Esse é o momento ideal para descobrir isso. Confesso que acho a forma reta como essa da amazon, ideal para isso.

Como também descobrir que existe uma panela de pressão da nigro que já vem com vários acessórios inclusive uma forma para pudim.

Posso fazer na panela de pressão convencional?

É possível fazer na panela de pressão convencional.

Proceda da mesma forma que da receita de pudim de panela elétrica. Com a diferença de acrescentar 1 xícara mais de água na panela de pressão pois a panela convencional tem mais espaço que a panela de pressão elétrica. Ao começar chiar conte 10 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.

Algumas dicas para seu pudim de panela de pressão:

  • Se você não está acostumado a fazer pudim em casa saiba que precisará de uma luva ou de alguns paninhos de cozinha pois o caramelo ao entrar em contato da forma vai esquentar, para retirar o pudim você também perceberá que a forma está super quente.
  • O caramelo precisa estar grudado ao fundo da forma de pudim e também nas paredes da forma, mexa a forma enquanto o caramelo se espalha pelas paredes.
  • O pudim precisa sem dúvida alguma passar pelo menos 6 horas na geladeira, caso contrário ele irá desmoronar.
  • Aproveite toda a caldinha do pudim. Se ainda sobrar caramelo na forma apos desenformar seu pudim, volte para o fogo até derreter toda a calda e verta por cima do pudim.
  • Não encontrou forma que se encaixe na sua panela de pressão? Use ramequins de tamanho médio, aqueles que utilizamos para fazer soufflé. Na minha panela de pressão cabem 3 potinhos. Nesse caso diminua uma xícara de água e deixe na pressão somente por 6 minutos.
  • Deixe a pressão sair naturalmente. Enquanto a panela despressuriza o pudim continua cozinhando. Seja na panela de pressão elétrica como também na panela de pressão convencional, deixe a panela desligada fazendo seu trabalho (e economizando gás ou energia)

Pudim lisinho ou furadinho?

Você é do tipo que gosta de pudim lisinho ou cheio de furinhos?
Um simples passo torna ele todo diferente, isso é porque os furinhos nada mais é que bolhas de ar presas na massa do pudim.

Então se seu objetivo é um pudim furadinho, bata no liquidificador e verta na forma de pudim normalmente.

Se o seu preferido é o pudim lisinho, então após bater no liquidificador deixe descansando por 5 minutos após bater no liquidificador e quando for despejar o creme na forma passe por uma peneira, quebrando assim qualquer chance de bolhas de ar aparecerem.

Posso congelar o pudim?

Primeiro eu preciso te avisar que o pudim se mantém bem na geladeira por até 5 dias. Tampe a forma para não transferir qualquer cheiro da geladeira para sua sobremesa.

Com essa dúvida na cabeça fiz inúmeras pesquisas até descobrir que sim, dá para congelar o pudim. Para isso após preparar o pudim deixe resfriar na geladeira pelas 6 horas e tampe a assadeira com plástico filme de modo que fique totalmente protegido do gelo do congelador. Dessa forma o pudim tem a validade de até 3 meses. Para descongelar é só passar do freezer para a geladeira na noite anterior e prosseguir da mesma forma da receita, leve para esquentar o caramelo e desenforme.

Já quero testar minhas outras receitas de pudim com essa forma econômica de fazer pudim na panela de pressão elétrica. Economizar gás de cozinha é uma prioridade e se conseguimos de alguma forma reduzir o tempo prearando na panela de pressão assados que demoraria muito tempo por que não?

E se você precisa que eu te encoraje a testar também, aqui vai:

Tem o pudim dourado de doce de leite, de milho, de capuccino, de queijo e de tapioca. Todos aqui no blog

Agora, para ajudar na economia de tempo e dinheiro temos muitas e muitas receitas de panela de pressão, dá uma olhada aqui, de risoto a bisteca!

Espero que tenham gostado, desculpem a ausência e obrigada a todos que escreveram nesse período dizendo que estavam com saudades. Vocês são demais!