Gente, depois dessas fotos eu preciso mesmo falar mais alguma coisa pra convencer alguém a fazer essa receita? Ou preciso mesmo dizer que esse brownie é um dos mais gostosos que já fiz?
Na verdade eu tenho que agradecer à Cami e à sua fissura por caramelo, pois foi por causa dela que me arrisquei nesse brownie. Fiz um pra ela sem as raspas de laranja (foi mal, Cami, só tive a ideia no dia seguinte) e mais sequinho, pra poder embalar os quadradinhos, um a um. Mas no dia seguinte tive que fazer outro, e esse deixei menos tempo no forno, pra ficar mais molhadinho…
A mistura do aroma de laranja, com o caramelo derretido e o sabor denso de chocolate ficou simplesmente perfeita. Bora logo pra receita:
- 250g de chocolate meio amargo (usei o 55% cacau da garoto)
- 1 colher de sopa cheia de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar cristal
- 1/2 xícara de açúcar mascavo (se só tiver o cristal pode usar 1 xícara só dele)
- 3 ovos
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 150g de farinha de trigo
- 150g de bala tipo caramelo (tofee)
- raspas de laranja (usei da cravo, mas pode ser qualquer laranja)
- Pré-aqueça o forno a 200º
- Unte uma fôrma de 20x20cm (ou uma retangular, mas não pode ser grande) com manteiga e polvilhe farinha, ou forre com papel manteiga e unte com manteiga – dessa forma é melhor de desenformar
- Derreta o chocolate com a manteiga no microondas por 1 minutos na potência média, ou no banho maria
- Misture os açúcares ao chocolate e em seguida os ovos e a essência
- Peneire a farinha de trigo e vá incorporando aos poucos
- Por fim junte os caramelos picados grosseiramente e as raspas de laranja
- Despeje a massa na fôrma e leve para assar até que se forme a casquinha por cima e o palito saia molhadinho ao ser espetado no centro
Gente, o brownie é um bolo muito simples de preparar e com o qual se pode brincar muito, acrescentar frutas secas, colocar ou não vários tipos de castanhas ou o que mais sua imaginação desejar. Nesses dias chuvosos não há nada melhor que saborear um brownie quentinho, recém saído do forno. E aí, vai se arriscar?