Pão piadina


Fiz hoje, vou experimentar no jantar…

Texto na íntegra do Panelinha, só mudei a medida de leite, que no vídeo é 1 e no site 1 e 1/2. Como precisei colocar mais farinha pra dar o ponto, acho que o correto é 1 xícara de leite.

Piadina integral

Serve 6 porções

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

2 xícaras (chá) de farinha de trigo, e mais um pouco para enfarinhar a mesa

1 ½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

1. Numa tigela grande, junte as farinhas, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite no centro e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar.

2. Junte o leite em três etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e sove por 3 minutos. No máximo!

3. Enrole a massa para formar um cobra e divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido (e não molhado, muito menos ensopado!). 4. Coloque uma frigideira grande, de preferência de ferro, ou uma chapa, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão até ficar com cerca de 20 cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, uns 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.

“Sirva quentinha, sem nada, ou recheie com salame, presunto cru… Para as crianças, coloco tomate, mussarela de búfala, um fio de azeite, sal e dobro no meio. Eles amam! Eu também.” 

Eu amo a Rita =)

Fiz duas vezes, numa eu recheei com o antepasto de berinjela, e ficou ótimo, só meio difícil de comer sem se sujar…

Na outra vez recheei com tomate e queijo coalho, temperados com azeite, sal, pimenta do reino e orégano. Essa foi mais fácil de comer e achei beeeem mais gostosa também, só não tirei foto porque foi devorada antes de eu lembrar….