Pudim de leite


Hoje meu sogro vem almoçar aqui, e ontem tava pensando no que fazer pra sobremesa, então lembrei dessa receita que eu já tinha lido várias e várias vezes, mas ficava desconfiada: “mas não leva leite condensado?”, “Só 3 ovos?”

Aí foi o jeito experimentar já que nem como fazer o leite condensado caseiro eu tinha.

E que grata supresa:

(Palmas para minha câmera que fez essa foto de noite e sem flash!!! Pra quem só trabalhava até às 16:00, a hora extra foi bem produtiva…)

Bom, a receita original só pedia 3 ovos, eu achando que ia ficar muito pequeno, coloquei mais 2, então a receita ficou assim:

  • 2 xícaras de açúcar (1 para a massa, 1 para a calda)
  • 1 xícara de leite
  • 5 ovos
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (pode usar raspas de limão que fica show também)
  1. Coloque 1 xícara de açúcar na fôrma redonda onde você irá assar o pudim, coloque sobre a chama do fogão, em fogo baixo, para derreter o açúcar (cuidado pra não se queimar)
  2. Vá girando a fôrma e espalhando a calda que vai se formando com uma colher (e cuidado pra não se queimar), quando o açúcar estiver todo derretido, reserve.
  3. No liquidificador, bata o restante dos ingredientes, coloque sobre a calda dentro da forma (cuidado pra não se queimar)
  4. Coloque para assar em banho-maria. Agora uma observação:

Se for o banho maria tradicional: antes de começar a fazer o pudim, encha uma assadeira que caiba a fôrma do pudim dentro até mais ou menos a metade com água, acenda o forno a 180 graus e já deixe a assadeira lá enquanto você prepara tudo.

Eu ganhei da minha ex-diarista (é, aquela mesma) de presente de aniversário de casamento (!!!!!!) uma panela própria pra assar pudim em banho maria, tipo essa aqui (mas não é tão chique como essa, claro):

Se você é do tipo que ama pudim e vive fazendo, eu indico, viu? No livrinho dizia que o pudim teria que ficar 45 minutos no forno, e o meu pudim não precisou nem de meia hora pra ficar no ponto.

Num ficou lindo?

Sim, eu já ia esquecendo! Quando passar no teste do palito, retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira pelo menos 2 horas antes de desenformar.

E ah, cuidado pra não se queimar, hein…

P.S.: enquanto eu fazia o pudim, ó quem segurava o livro de receita pra mim…

Aí meu marido no twitter:

Jamie Oliver e Nigella Lawson, tremei: o próximo fenômeno da culinária mundial iniciou hoje seus estudos”