Meu primeiro frango assado


E eu, querendo me matar por não ter tirado uma foto do frango inteiro! Tava lindo, gente, lindoooooo…

Minha maior vergonha era nunca ter tentado assar um frango inteiro. Na verdade, tentei uma vez, mas não deu certo, e esqueci por um tempo a questão. Sim, comemos muito frango aqui em casa, mas é sempre peito, peito e peito.

Mais uma vez salva pelo Jamie Oliver, que me ensinou a fazer O frango assado. Depois que você prepará-lo, nunca mais vai querer comer outro. Ele é perfumado, a carne fica macia e suculenta, com um lindo dourado por fora. E a despeito de toda sua magnificência, o preparo é extremamente fácil.

Mais uma receita pra minha lista das “quando-queremos-impressionar”:

  • 1 frango inteiro, sem os miúdos (aquele saquinho que vem dentro com pé e outras coisinhas)
  • 1 limão
  • Alecrim, louro, manjericão, salsa e hortelã à gosto
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • Azeite (umas 3 colheres de sopa)
  1. Lave bem o frango em água corrente e esfregue uma das metades do limão nele todo
  2. Com uma faca, cuidadosamente, desprenda a pele da carne, sem cortá-la (basta ir deslizando a faca com o auxílio das mãos por dentro da pele que ela vai soltando)
  3. Esfregue sal e pimenta do reino na carne (por baixo da pele)
  4. Pique ou soque num pilão: manjericão, salsa e hortelã (quanto mais, melhor) e depois distribua as ervas sobre a carne (por baixo da pele)
  5. Corte a outra metade do limão em quatro partes e coloque no orifício do frango junto com as folhas de louro e o alecrim
  6. Puxe a pele para cobrir todo o frango, amarre-o bem com um barbante pelas coxas, asas e peito para que nada de tempero se perca
  7. Arrume-o em uma assadeira e leve à geladeira por 2 horas
  8. Aqueça o forno a 180 graus, regue o frango com azeite e cubra com papel alumínio
  9. Leve ao forno por 1 hora, retire o papel e volte ao forno até dourar
  10. Retire o barbante e o conteúdo do orifício e sirva

Eu fiz uma caminha de cebola pra colocar o frango em cima, o que juntou com o líquido que sai dele e formou um caldinho delicioso pra regar os pedaços que iam para os pratos.

Se quiser colocar batatinha junto também, fica excelente. Eu não coloquei, pois servi junto com ele essa salada de batatas (no lugar da maionese caseira, usei requeijão caseiro, achei melhor) e arroz integral.

Se você aí também nunca fez frango assado, pode testar esta receita. Nunca tinha feito frango assado. E nunca tinha comido um frango tão gostoso também =) Palmas pro Jamie!