Pãozinho: delícia ou caseirinho?


Esse pãozinho virou uma sina na minha vida há algumas semanas.

Vi a foto, achei promissor. Li as instruções, pareceu fácil. Chamava-se “pãozinho delícia”, e parecia uma delícia mesmo. Comprei os ingredientes e fiz. Tragédia. A massa não deu o ponto, taquei farinha, ficou pesada. Pensei: “mas eu segui as instruções bem direitinho”… Aí é que estava o problema, as instruções é que estavam erradas.

Mas nada como um dia atrás do outro. Dei de cara com um outro pão, esse era o tal de “caseirinho”, publicado pela Cherry do Cozinha é poesia, dei uma olhada, achei que essa era a receita que eu estava procurando, mas lá tinha outro nome e recheio. Agora sim, quantidades e passos mais detalhados, pensei: vai dar certo! Nem meu dedo cortado me impediria de fazer o danadinho. E o resultado foram esses pãezinhos caseirinhos e deliciosos aí da foto, orgulhos da mamãe!

Para 16 pães

  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 3/4 xícara (chá) de leite – veja substituições logo abaixo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
  • Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos
  1. Escolha um recipiente grande para fazer a massa.
  2. Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve.
  3. Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
  4. Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
  5. Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
  6. Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
  7. Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.

Para o recheio:

  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de farinha de trigo
  • 1 gema
  • 1 xic de leite
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 50g de parmesão ralado
  1. Derreta a manteiga numa panela em fogo baixo
  2. Retire do fogo, misture a farinha, acrescente o leite, misture bem
  3. Volte para o fogo mexendo sempre para não empelotar, acrescente a gema, o parmesão até virar um creme grosso
  4. Apague o fogo, misture o creme de leite, mexa mais um pouco até incorporar
  5. Recheie os pãezinhos e polvilhe parmesão ralado por cima

Achei que eles são a cara de reuniãozinha onde “cada uma leva um prato” sabe? 

Só um problema: você come sozinha TODOS, num piscar de olhos. Bom demais….