Nhoque de grão de bico


Eu não sou muito fã de nhoque, mas quando vi essa receita que usa grão de bico tive que testar, já que abuso do grão de bico aqui em casa, seja em saladas, ou no homus que faço toda semana.

Adorei o sabor, é leve e muito fácil de fazer. Já congelei a massa, e ao descongelar ela continuou divina.

Nessa última testei usando farinha de trigo integral e em metade da massa coloquei espinafre cozido na hora de processar, e o resultado foi que o nhoque ficou um pouco mais pesado, mas não menos gostoso. O espinafre dá uma coloração diferente mas pouco influencia no sabor, porém agrega mais nutrientes, o que já é muito bom. Fique à vontade pra fazer com farinha de trigo branca caso queira um nhoque mais leve, até por que a quantidade é ínfima. Quer dizer: dependendo do clima do dia, do quanto de água ficou no grão de bico, a quantidade de farinha necessária pode ser maior ou menor, você vai saber quando a massa começar a desgrudar das mãos. Vamos à receita (para quatro pessoas):

  • 1 xícara de grão de bico
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo (eu usei integral)
  • Parmesão ralado (opcional)
  • Sal à gosto
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)
  1. Coloque o grão de bico de molho de um dia para o outro com 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  2. Despreze a água e leve o grão de bico para cozinhar com bastante água, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e sal até que fique macio
  3. Escorra a água e bata no processador ou liquidificador até virar um creme
  4. Em uma tigela misture o creme + ovo + farinha + parmesão ralado e mais sal se preferir
  5. Quando a massa estiver num ponto que seja possível modelar, coloque bastante água em uma panela para ferver (se quiser pode congelar metade da massa, colocando em saquinhos próprios para congelamento retirando todo o ar)
  6. Enfarinhe uma superfície e faça rolinhos de 2cm de espessura
  7. Corte os nhoques com uma faca e leve para a água fervente
  8. À medida que os nhoques forem subindo a superfície, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma tigela com 1/2 xic de água e 2 colheres de azeite
  9. Prepare o molho de sua preferência e quando estiver finalizando acrescente os nhoques e sirva em seguida polvilhando parmesão ralado

O molho da foto foi nada mais que um alho poró refogado no azeite, pequenos cubos de presunto de peru + 1 copo de requeijão diluído em um pouco de leite e engrossado com maizena. Pra finalizar, noz-moscada (bastante) e parmesão ralado.

Já fiz com molho de tomate, tomates pelados, com todos o resultado foi excelente! E até o marido que não gosta de nhoque se rendeu à essa versão =)