Para viagem


Você é uma mãe preocupada com a saúde do(s) seu(s) filho(s)? Certamente que sim. Mas há ocasiões em que não é possível lançar mão de uma fruta fresquinha para alimentar seu/sua bebê. Então que tal preparar papinhas práticas para levar em saídas rápidas, ou até mesmo congelar para uma eventual viagem? Assim você não precisa recorrer às papinhas industrializadas cheias de conservantes e proporciona para o(a) seu bebê uma alimentação natural com os nutrientes que ele(a) precisa para se desenvolver plenamente.

A base será a papinha de maçã, que depois você poderá incrementar:

  1. Lave bem uma maçã grande ou duas médias e cozinhe com casca e tudo em uma panela com água ou no vapor (no vapor é melhor ainda)
  2. Ao espetar um garfo e perceber que a fruta está macia, retire da panela e deixe esfriar
  3. Retire a casca da maçã com cuidado e você encontrará um purê, apenas amasse com um garfo para retirar o talo e sementes
  4. Coloque uma pitadinha de canela em pó, misture bem e coloque em um potinho de vidro esterelizado (fervido por 5 minutos)

Apesar de estar cozida, o ideal é que a papinha seja consumida no mesmo dia.

Caso prefira, você pode congelar vários potinhos para imprevistos ou viagens, nesse caso duas horas em temperatura ambiente é o suficiente para descongelar.

Você pode misturar a maçã com um legume (cenoura, por exemplo) ou outra fruta (pêra, banana).

Mas atenção: essa é uma papinha “lanche”, na hora do almoço e jantar priorize comida fresca e completa (proteína, carboidrato, fibras…)

Peça também a opinião do seu pediatra!