Brigadeiros


Dia desses me aventurei no universo dos brigadeiros e foi tão gostoso (literalmente!!!) que tive que repetir a dose e registrar tudo pra maltratar vocês um pouquinho =)

Já faz tempo que os “brigadeiros gourmet” invadiram a área, e os danadinhos andam fazendo sucesso até em Nova York, quem diria! Sim, pois o brigadeiro, pra quem não sabe, é produto 100% nacional. Todo mundo também já conhece as versões de copinho, de colher, espetado, na panelinha e etc e etc. Seja qual for a versão, de uma coisa ninguém escapa: ficar com a barriga encostada na beira do fogão mexendo sem parar* até chegar ao tão famoso “ponto de brigadeiro” – quando a gente passa a colher e consegue ver o fundo da panela. Aí é só alegria…

A receita dos brigadeiros do post de hoje foram totalmente intuitivas e usando os ingredientes que tinha em casa. Ou seja, todo mundo pode inventar o seu próprio brigadeiro! A base do docinho é leite condensado e manteiga, a partir daí é só dar asas à criatividade. Mas para se arriscar sem medo de errar, é bom seguir alguns princípios:

  • Se puder, use uma boa manteiga sem sal
  • Misture todos os ingredientes na panela com o fogo ainda desligado, depois leve ao fogo baixíssimo mexendo sem parar, de preferência numa panela de fundo pesado
  • Unte com manteiga o prato onde você vai despejar o brigadeiro para esfriar. Quando frio, unte as mãos e também a colher com a qual vai manusear o brigadeiro na hora de enrolar
  • No lugar do chocolate em pó, use chocolate em barra, que pode ser branco ou ao leite. Se quiser um sabor denso, use os chocolates com maior concentração de cacau, o sabor é inigualável!
  • Esqueça o chocolate granulado: coloque o chocolate no congelador e quando estiver bem durinho, passe num ralador (quantidade proporcional à quantidade de brigadeiro que você preparou). Se tiver preguiça, use chocolate em pó para enrolar e tenha um resultado lindo e menos trabalhoso
  • Invente novos sabores, misture bebidas: café, licores, cachaça, ou o ingrediente que der na cabeça. Dia desses fiz um de nutella (pra 1 lata de leite condensado 1/2 pote de nutella) que sem dúvida é um dos melhores de todos os tempos, a textura é linda, e o saborrrrrrrrrrrrrrrr!

Bem, depois de tudo isso, fica praticamente impossível seu brigadeiro desandar, então vou contar pra vocês sobre os brigadeiros das fotos:

  1. Brigadeiro de chocolate amargo (usei o alpino 60% cacau): pra quem gosta de sabores densos, é apaixonante. 1 lata de leite condensado + 1 colher de sopa de manteiga + 100g de chocolate em barra derretido no microondas
  2. Brigadeiro de maracujá: 1 lata de leite condensado + 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de gelatina de maracujá (se quiser mais forte, é só colocar mais gelatina), enrolado em chocolate branco ralado. Azedinho, super delicioso, tenho certeza que a Cami ia adorar =)
  3. Brigadeiro de chocolate branco com damascos: 1 lata de leite condensado + 1 colher de sopa de manteiga + 100g de chocolate branco derretido. Cortei damascos secos em pedacinhos minúsculos e usei no lugar no granulado. Fica uma delícia pois o azedinho do damasco contrasta com o doce do chocolate branco. Perfeito!

Agora é a sua vez de inventar uma receita de brigadeiro. E se já inventou, conta pra gente!

*Até hoje conheci pouquíssimas pessoas que se arriscaram a fazer brigadeiro no microondas, e dessas poucas, quase nenhuma aprovou.