Filé ao molho de mostarda


Quando eu não cozinhava com muita frequência e ouvia alguém falar em filé ao molho de mostarda, pensava que era uma coisa muito refinada e difícil de fazer. Mas é tranquilo: uma base de bechamel, uma boa carne, e o resto é por conta dos ingredientes.

Tudo bem que a impressão que a gente tem é que ao entrar no açougue pra pedir filé mignon, já tem que levar nossos dois olhos num saquinho pra entregar pro moço do caixa, né. Aqui em casa, pelo menos, filé é coisa muito chique e que aparece assim, uma vez na vida, só pra pessoa não esquecer como é o gosto. Mas se você se garante fazer com outra carne, vai fundo! 

Pra temperar a carne, nenhum segredo: sal, pimenta e um fio de azeite. Também não precisa deixar muito tempo, aliás, pode temperar só na hora mesmo.

  1. Coloque os filés para grelhar, fique de olho
  2. Em uma panela derreta uma colher de sopa de manteiga, apague o fogo
  3. Incorpore uma colher de farinha de trigo, acrescente uma xícara de leite e volte para o fogo baixo
  4. Acrescente 2 colheres de sopa de molho de mostarda 1/2 colher de chá de mel, sal e noz moscada à gosto
  5. Misture tudo com um fouet até virar um creme encorpado e brilhante
  6. Sirva sobre os filézinhos e bonapetit!

A propósito, a mostarda que usei veio em uma cesta super linda que ganhei de presente pelo aniversário do blog da Tambaú Alimentos:

Vários tipos de molho de tomate, temperinhos, e muitos, muitos doces… affff, tô perdida! =) E a cartinha, então? Muito carinho, viu. Amei <3