Biscoitos coloridos


Por que fazer biscoitos é uma terapia…

E por que quando eu for avó vou assar milhões de fornadas desses biscoitinhos coloridinhos pra engordar meus netinhos (e deixar minhas filhas/noras de cabelo em pé, hahaha), ainda mais depois de ver a cara da Fernanda quando eu mostrei o prato pra ela e perguntei: “qual você quer”? Olhinhos brilhantes me responderam: “TODOS!”, mas deixei ela comer só um mesmo. 

A receita desse biscoito veio naquele livrinho que a Fernanda (minha filhota) ganhou da outra Fernanda (amiga/leitora), lembra? E as fôrminhas também. Fiz meia receita (só não me pergunte como faz pra medir 1/2 ovo) mas vou reproduzi-la na íntegra (rende aproximadamente 25 biscoitos, pode ser mais ou menos dependendo da espessura que você usar):

  • 250g de farinha
  • 125g de açúcar mascavo
  • 125g de manteiga
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • Raspas de limão (inclusão minha, fiquei com medo de ficar com cheiro de ovo)
  1. Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até virar um creme claro. Acrescente o ovo aos poucos e continue batendo
  2. Desligue a batedeira e peneire a farinha de trigo, misture com as mãos até virar uma bola
  3. Enfarinhe uma superfície e abra a massa com um rolo, ela tem que ter meio centímetro de espessura
  4. Corte biscoitos com um copo ou cortadores e vá dispondo em uma assadeira untada e enfarinhada (para a receita inteira você vai precisar de duas assadeiras)
  5. Leve para assar por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180º (ele vai sair um pouco molinho, mas conforme for esfriando, vai endurecer)

Glacê para a cobertura:

  • 125g de açúcar de confeiteiro
  • 1 a 2 colheres de sopa de água quente
  • Corantes
  1. Em uma tigela disponha o açúcar de confeiteiro, acrescente 1 colher de sopa de água fervente e bata com um fouet (se quiser um glacê mais ralo, coloque mais um pouco de água)
  2. Divida o glacê em vários potinhos e coloque os corantes desejados (eu usei da arcolor em gel)
  3. Com uma colherzinha vá espalhando o glacê sobre os biscoitos frios e decore com confeitos
  4. Aguarde até o glacê secar completamente

Se você não tiver corante, pode fazer sem, os branquinhos ficam com um visual bem delicado.

Desconfio que se usar um bico de confeitar o acabamento fica bem melhor, mas é que esses biscoitos não foram feitos pra ficarem bonitos, foram apenas minha terapia depois de um diazinho difícil e interminável. Aliás quase não postei as fotos por causa dos farelinhos, das pontinhas quebradas, mas no final das contas achei que esses detalhes deixaram a foto mais charmosa =)