Torta de legumes super fácil – versão para 1


Uma das principais receitas que trazem leitores ao blog é a Torta de Legumes Super Fácil, campeã de buscas segundo o Dr. Google Analytics.

E pra simplicar ainda mais, testei uma versão de porção individual. Assim, naqueles dias que você está de bobeira em casa, cheio(a) de preguiça mas não quer se render aos enlatados/empacotados/embutidos da vida, pode lançar mão de uma receitinha saudável-porém-com-sustança. Anota aí:

  • 1 ovo
  • 1/8 de xícara de óleo
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 1/2 colher de chá de fermento

Essa é a base da torta, aí você utiliza os legumes que tiver. Eu ralei cenoura e abobrinha (deu mais ou menos 1/2 xícara), mas poderia ter sido qualquer coisa, poderia ter colocado também cebola, tomate, cebolinha… Pode colocar um franguinho desfiado, presunto, palmito, humm!

  1. Pré-aqueça o forno a 180º, unte um ramequim com capacidade para 150ml, enfarinhe e reserve
  2. Misture todos os ingredientes
  3. Transfira para o ramequim e leve para assar por aproximadamento 20 minutos ou até que o centro esteja firme

Como a farinha é integral ele dá uma leve dourada, se você usar farinha branca o dourado fica mais… dourado =) Eu fiz uma frescurinha de coração de tomate, não ficou lindo?

Atenção: essa torta não substitui uma refeição, ela é pequenininha. Seria mais um lanchinho. A versão original que rende mais porções foi publicada aqui.