Uma lata, duas dicas


Taí um item que não deveria faltar na despensa de uma pessoa precavida. Vira bolo, vira salada, incrementa qualquer prato. Não, eu não estou fazendo publicidade de graça pra Predilecta, era a marca que tinha aqui na despensa da minha mãe mesmo =)

Eu sei que esses dias o blog tá meio abandonadinho, então hoje vou me redimir com uma receita dois em um, tá bom?

A primeira é um creme de milho bem básico que aprendi com minha sogra, super fácil e rapidinho de fazer, além de ser um acompanhamento delicioso:

  • 1 lata de milho verde em conserva (com a água)
  • 1 medida da lata de leite
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Sal à gosto
  1. Bata no liquidificador o milho com a água + leite
  2. Leve em uma panela ao fogo baixinho, acrescente o sal e espere levantar fervura
  3. Assim que ferver, retire uma concha do creme e coloque em uma xícara, dissolva nessa quantidade o amido de milho com a ajuda de um garfo, batendo rápido
  4. Leve essa porção para junto do resto do creme, e continue mexendo até engrossar (você pode regular se quer mais grosso, mais ralo…)

Não é simples? E o cheirinho de milho então? Difícil resistir e não provar ali mesmo na panela. Agora, esse creme vira também uma base muito útil pra dar uma nova cara pra aquele frango assado que já não aguenta mais virar risoto, ou aquele resto de filé de peito grelhado que endureceu na geladeira por que foi rejeitado, sabe? Pois então nem pense duas vezes: desfia os restos mortais da penosa, refoga com cebola, tomate, pimentão, e mistura com o creme de milho. Aí nesse caso, você bate o milho com o leite no liquidificador e coloca junto do frango que já está refogado (eu nesse caso até dispenso o amido de milho, gosto dele mais ralinho). Deixa tudo cozinhando ali bonitinho, acerta o sal, enquanto faz o arroz e uma saladinha e plim: milagre do aproveitamento realizado e sem ares de comida velha…

Ainda tem mais, você pode trocar o arroz por uma bela massa, e servir esse creme de frango como molho. Fica uma delícia e ainda sai um pouco do padrão molho branco/vermelho =)