Tortinha de nutella


Gordice pura.Olho grande. Lombriga. Tudo isso me fez sair de casa só pra comprar os ingredientes e executar essa receita que eu teimei que tinha que fazer.

Foi um começo promissor seguido de momentos de dúvida, incerteza, ansiedade, raiva, resignação, deleite e por fim, arrependimento. Mas daquele da Madalena, sabe? Que se jogou no chocolate e só depois foi lembrar que existe uma coisa chamada b-a-l-a-n-ç-a?

Tudo por que eu inicialmente ia fazer o recheio de ganache de chocolate amargo, pois meu paladar não pedia nada muito doce. Queria apenas chocolate. Aí eu inventei de usar nutella, e achava que só misturando com creme de leite ia ficar com uma consistência legal: nem muito duro, nem muito mole. Só que no meu jeito agoniado de ser, ao invés de ir colocando o creme de leite aos poucos, eu joguei tudo duma vez e o creme ficou uma delícia, mas ficou mole. Lá precisou de gelatina incolor pra dar consistência, e o que era pra ser uma sobremesa tipo “quase-instantânea”, ganhou mais um ingrediente que não era tão instantâneo assim.

Whatever, eu nem ia mais postar essa receita por que, na boa, achei doce demais… Ruim não ficou, até por que pra juntar nutella e morango em uma receita e dar errado precisa ter um talento especial. Mas… achei válido postar por conta da ideia, e aí cada um faz o recheio que quiser: de brigadeiro, de fruta, de ganache, enfim. Pode até mesmo ser a nutella, se você for uma formigona.

A questão é que muita gente deixa de fazer tortas com essa base por que não tem uma fôrma de aro removível. Então a ideia é você usar o que tiver em casa: um ramequim, uma xícara, fôrma de empada, qualquer coisa.

Primeiro você vai triturar 1 pacote de bolacha amanteigada de chocolate no liquidificador e depois vai misturar com 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga (na verdade é melhor colocar uma e ir misturando, ver se precisa de mais, até virar uma massa que quando pressionada não esfarele). Reserva.

Aí você vai forrar o seu “molde” com papel filme, e espalhar essa massa no fundo e laterais. Eu usei uma cumbuquinha de sobremesa:

No meu caso rendeu 3 unidades por que minhas cumbuquinhas são meio grandinhas, se fossem fôrmas de empada ou xícaras teria rendido bem mais. Então você escolhe o seu recheio, coloca dentro dessa massinha (cuidado pra não encher demais) e leva pro congelador por uns 20 min, depois decora com o que quiser: raspa de chocolate, um pouco de biscoito triturado… Na hora de servir você usa o papel filme pra ajudar a desenformar, mas detalhe: tem que servir imediatamente.

Quem quiser arriscar o creme de nutella é simples: eu misturei 1 caixinha de creme de leite com um copo de nutella+1 colher de sopa de gelatina incolor hidratada (no liquidificador). E se for decorar com morangos, como na foto, é bom colocar só na hora de servir pois ele solta água que pode “manchar” o seu creminho.

Então sabe todas aquelas tortas que você olha, tem vontade de fazer mas pensa: “ah, se eu tivesse uma fôrma apropriada…”? Ou então serve também pra quando quiser servir porções individuais em um jantarzinho, faz um charme hein?

Dia dos pais chegando e sei que tem gente programando altos almoços em família, então #ficadica :*