O dia dela!


Hoje, dia 31 de agosto, é dia do(a) nutricionista! Parabéns para todos os profissionais e, principalmente, para a nossa nutricionista do <3, a Cris!!!! Como vocês sabem, ela tem contribuído com todo amor para o nosso projeto musa do verão 2014, então nada mais justo que conhecê-la um pouco mais, né? Por isso, senta aí que lá vem história…

Olá, sou a Cristiana Maymone. Mas todo mundo costuma me chamar apenas de Cris mesmo. Nutricionista formada em 2008 na UFPE.

Apesar de hoje estar mais envolvida profissionalmente na área de sanitarismo e na acupuntura, sou fascinada pelo tema alimentação saudável/emagrecimento e tenho estudado muito esse tema como hobby. Até para nós nutricionistas, é interessante perceber que não dá para viver por e para um corpo enxuto a todo custo e, consequentemente adquirir fadiga crônica, perda de massa magra (músculo), flacidez, celulite. Uma das minhas maiores alegrias é poder convencer qualquer pessoa que o segredo de perder os quilos extras e aumentar a longevidade é combinar porções de alimentos que contém proteínas, carboidratos integrais (pois possuem muita fibra e baixo índice glicêmico) e ácidos graxos monoinssaturados (azeite de oliva extra virgem, por exemplo) sem sacrifícios, sem perder o prazer de se alimentar e sem se sentir prisioneiro de um regime masoquista! E assim, se sentirem mais dispostas, mais felizes, menos depressivas e mais lindas (claro)!

Estou muito feliz em poder contribuir aqui no blog, isso me faz alimentar a empolgação que tenho em poder partilhar meu conhecimento sobre o assunto e firmar que alimentação saudável não é nada de ruim. E também por entrar em contato com as dúvidas que as pessoas têm sobre o tema.” 

Cris, a gente que agradece e parabeniza pelo seu dia! Super concordo com tudo que você falou aí sobre regime masoquista, eu hein, sai pra lá! E comemoração sem bolo, não é comemoração né gente? Então lá vai uma receita de bolo de cenoura, que ao invés de coberto de chocolate (como a gente costuma ver), o chocolate, ou melhor, o cacau entrou na massa do bolo, deixando ele mais charmoso =)

Bolo marmorizado de cenoura com chocolate (12 fatias)

  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 e 1/2 xícara de mel
  • 200ml de iogurte natural desnatado
  • 3 cenouras médias
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  1. Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o mel e as cenouras
  2. Em uma tigela misture a farinha, o sal e o fermento
  3. Transfira a mistura para a tigela com os ingredientes secos e bata com uma colher até incorporar
  4. Despeje 2/3 da massa em uma assadeira untada e enfarinhada
  5. No 1/3 restante da massa misture o cacau em pó até incorporar
  6. Jogue a massa de cacau por cima da massa de cenoura e com a ponta de uma faca faça movimentos circulares para dar o efeito “marmorizado”
  7. Leve para assar por 30 minutos ou até passar no teste do palito

Valores nutricionais por fatia:

Valor energético total: 210,7Kcal

Carboidrato: 43,7g

Proteína: 6,7g

Gorduras totais: 2,5g

Gordura saturada: 0,4g

Gordura trans: 0

Colesterol: 47,8g

Gordura poliinsaturada: 0,4g

Gordura monoinsaturada: 0,5g

Cálcio: 20,8mg

Ferro: 1,6mg

Sódio: 21,4mg

Fibra:4,2g