Geleia de ameixa e biscoitos


Ameixa é uma fruta que sempre me intriga… Eu as vejo tão lindas e tão vermelhinhas na banca da feira, me empolgo e compro. Mas na hora de comer, sei lá, não rola. Não é aquela fruta que me faz pensar “ai como eu gosto de ameixa”. Então já tentei colocar na massa do bolo, fazer suco, mas mesmo assim, era mais pra não estragar do que outra coisa. Finalmente resolvi testar uma geleia. Segui a linha da geleia de morango, sucesso total aqui no blog, e agora estou completamente apaixonada, gente <3 Como ela é linda… absurdamente vermelha e a textura é uma coisa de outro mundo. O sabor não tem NADA A VER COM GELEIA DE SUPERMERCADO, aliás, é infinitamente superior, e já me considero uma total dependente dessa geleinha. É sério.

  1. Corte 500g de ameixa fresca e retire o caroço (mantenha a casca)
  2. Bata a polpa no liquidificador ou processador até virar uma mistura bem homogênea
  3. Leve essa mistura ao fogo com 1 xícara de açúcar, 1 pau de canela e 2 cravos e 1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
  4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a textura engrosse (ela vai engrossar de verdade fora do fogo, então quando atingir o ponto de calda grossa pode apagar o fogo)
  5. Retire do fogo e pingue algumas gotinhas de limão, deixe esfriar e armazene em um pote de vidro esterelizado

A minha coube direitinho em um copinho de nutella. Mas não por muito tempo. No dia seguinte, elas viraram issaqui ó:

Receita roubada da minha amiga Helo, pra matar um pouquinho da saudade dela <3