Labna – queijo de iogurte


Sempre que vejo receitas como essa, penso a mesma coisa: comer bem, aliando saúde e sabor é possível sim! A gente que tem que pesquisar um pouco e colocar a cachola pra funcionar, tentar quebrar essa mania de achar que tudo que é bom é ilegal-imoral-ou-engorda. 

Há muito tempo eu vi essa receita, mas por algum motivo ela se perdeu na minha memória. Dia desses, conversando com Cami sobre iogurte e num sei que lá, lembrei dela. Coincidência ou destino, na mesma semana tive que viajar inesperadamente e tinha 1 litro de iogurte caseiro na geladeira. Resultado: foi a ocasião perfeita para tentar fazer o Labna, que precisa de 5 dias pra ficar pronto. Mas são cinco dias que valem muito a pena, viu…

Como eu usei 1 litro, e quase ninguém tem tudo isso dando sopa na geladeira (aqui em casa tinha porque fiz iogurte caseiro), vou usar as proporções do blog da Patrícia, que fica mais fácil de entender (se bem que não tem nada de complicado, mas né, não custa):

  • 2 potinhos de iogurte natural (usei integral)
  • 1 colher de chá de sal
  • Temperinhos que você gostar (pode ser manjericão, alecrim, pimenta em grãos, ou tudo isso junto! Eu usei apenas orégano seco mesmo)
  • Azeite – bastante
  1. Misture o iogurte com sal. Forre uma peneira média com um pano de prato, apóie sobre uma jarra e despeje o iogurte salgado
  2. Cubra e leve para a geladeira, deixe lá por cinco dias
  3. Após esse período, você encontrará uma espécie de ricota molinha sobre o pano de prato, já que o soro desceu. Então é hora de modelar bolinhas (com um boleador ou duas colherzinhas de café), no meu caso, modelei com as mãos mesmo, como brigadeiro =)
  4. Despeje em um vidro esterilizado e cubra com o azeite e as ervas que você escolheu

Posso falar? Achei chic. E pra arrasar ainda mais na chiquesa, arremate com uma fatiazinha de gravlax <3

Se dentre as suas promessas de ano novo apareceu alguma vez a palavra “dieta”, espero que esta receita dê um empurrãozinho para sua meta se tornar realidade.