Risoto de camarão, alho poró e queijo do reino


Esse foi um risoto de restinhos =) Um pouquinho de camarão que eu tinha reservado do dia anterior, um pedacinho de talo de alho poró, o finalzinho do pacote de arroz arbóreo que eu nem lembrava mais, e um pedação de queijo do reino que ganhei de presente do meu sogro <3 Resultado: um prato para dois, que quase virou pra um, já que eu tive que me controlar pra não comer tudo sozinha, hehehe.

Alguma de vocês (fofa!) sugeriu que nessa semana eu postasse um cardápio só com sobras do Natal. Então nesse risoto você pode usar no lugar do camarão: peru desfiado, tender, ou outro assado que você tenha aí guardado na geladeira! E eu serviria esse risoto no ano novo com certeza! Pra isso é só conferir essas dicas aqui desse post que facilitam e muito a vida de quem é anfitriã e cozinheira tudo-ao-mesmo-tempo-agora =)

  • 1 xícara de arroz abóreo
  • 3 xícaras de caldo de legumes (que eu fiz no dia anterior com talo de alho poró, abobrinha, cenoura, cebola e alho, uma folha de louro, fervi por 1 hr, coei, e guardei na geladeira até a hora de usar)
  • 2 colheres de sopa de cebola ralada
  • 1 talo de alho poró cortado em fatias
  • 1 xícara de queijo do reino ralado no ralo grosso (sem aquela capinha rosa)
  • 1 xícara de filé de camarão temperado (eu deixei em um pouco de cachaça com sal e pimenta de um dia para o outro, mas pode ser 20 minutos antes)
  • Sal à gosto
  • Azeite
  1. Doure a cebola em um pouco de azeite
  2. Acrescente o alho poró e refogue rapidamente, acrescentando em seguida o arroz
  3. Refogue o arroz até ficar brilhante e comece a colocar o caldo de legumes, que deve estar aquecido, concha a concha, até que o arroz esteja al dente – mexendo sempre
  4. Acrescente o camarão e mexa de vez em quando, até que ele esteja rosado e cozido
  5. Apague o fogo, junte o queijo do reino ralado e misture bem, até obter uma consistência cremosa
  6. Finalize com um fio de azeite

E sendo esta a última receita de 2011, aproveito para desejar a todos vocês que passam aqui diariamente, alguns deixando comentários, outros mandando emails, outros mais caladinhos, enfim… Você que gosta de passar um pouco do seu precioso tempo neste blog: MUITO OBRIGADA. 

Como vocês sabem a casa aqui é simples, a comida é caseira, os ingredientes são o que tem na despensa/geladeira. E o que mais me alegra é perceber, cada vez mais, que na verdade é “disso que o povo gosta”! Então que em 2012 nossas panelas trabalhem muito mais ainda, que a gente consiga superar nossos medinhos culinários, preparar aquelas receitas que achamos que não conseguimos… Porque a gente consegue sim, é só tentar. E isso vale pra tudo na vida né?

E vamo lá: É 3… 2… 1… 2012, VEM NIMIM!!!!!!!!!!