Pão integral e manteiga de maracujá


A pessoa tá se sentindo a padeira. Vai desculpando aí, tá gente, mas é empolgação de principiante.

Só sei de uma coisa: eu que antes corria de receita de pão caseiro, agora só quero uma desculpinha pra juntar os ingredientes e inventar uma mistura nova de pão fresquinho.

Peguei a base do pão com perfume de alho e desta vez usei farinha integral e alecrim. A intenção era ter essa coisa linda na mesa de café da manhã de domingo, mas no sábado à noite o coitado já havia desaparecido, porque a gente simplesmente não conseguia parar de comer. E nem queria né.

  • 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitadona de sal
  • 2 ovos
  • 3/4 de xícara de leite
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 batatas cozidas (para facilitar, descasque as batatas, corte em cubos e disponha em um recipiente que vá ao microondas coberto com papel filme e faça furinhos no papel filme com um garfo, leve ao microondas na potência máxima por 5 minutos ou até que estejam bem macias)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 300g de farinha de trigo integral
  • Aproximadamente 200g de farinha de trigo branca
  1. Comece colocando 3 raminhos de alecrim com uma xícara de água para ferver, assim que levantar fervura, apague o fogo tampe a panela. Deixe quieto por uns 5 minutos.
  2. Bata no liquidificador: os ovos, o sal, leite, açúcar, as batatas,  fermento, a manteiga, o óleo e 1/4 de xícara da água de alecrim que você preparou
  3. Coloque a farinha integral em um bowl bem grande, e junte a mistura batida no liquidificador, misturando até incorporar 
  4. Vá colocando a farinha integral branca aos poucos até a massa começar a soltar das mãos
  5. Tampe o bowl com um pano de prato e deixe a massa descansar 30 minutos em um lugar abafado
  6. Solte as folhinhas de alecrim do raminho que sobrou, enfarinhe uma superfície e abra a massa
  7. Distribua as folhinhas sobre a massa e enrole, transfira-a para uma assadeira untada levemente com óleo ou azeite (usei a de bolo inglês, mas pode ser uma retangular mesmo)
  8. Faça um leve corte no sentido do comprimento e leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar bem firme no centro

Uma forma de saber quando o pão está assado por dentro é bater na parte e baixo: se o som parecer que está “oco” é porque está no ponto. Mas eu uso mais o método do bolo: enfio uma faca no meio e se sair sequinha e o pão estiver bem fofinho, eu tiro do forno.

A manteiga de maracujá eu vi em uma pousada lá em Tamandaré, e achei uma coisa tão inusitada e cheia de glam que resolvi arriscar repetir em casa. É nada mais que misturar um pouquinho do suco concentrado em uma porção de manteiga de boa qualidade (acrescente o maracujá aos poucos e vá provando, até o ponto que agrade o seu paladar). Quem curte a crocância da semente, pode colocar algumas pra dar um visual bonito =)

P.S.: Agora fiquei pensando aqui… Acho que a ideia de abrir uma pousada pé na areia e cozinhar para meus hóspedes acaba de se tornar meu projeto de vida. Não seria nada mal, hein <3