Nuvens de queijo


Afe, como eu gosto de beliscar. Já me apelidaram uma vez de boquinha nervosa, porque será?

Então chega o fim de semana eu já fico planejando que tipo de belisquete vou preparar pra ficar mordiscando o dia inteiro. Tudo bem que às vezes o tal belisquete que eu fiz pensando que ia durar sábado e domingo é TODO devorado em meia hora, mas essa parte a gente não conta. É feio. Os outros poderiam até ficar pensando que eu como muito, o que seria a mais pura verdade um equívoco.

Mas a verdade é que fiquei tão feliz com essas nuvenzinhas inspiradas nesta receita da Maria (que por sinal, quem me indicou foi outra Maria), que era doce, mas sabia que a versão salgada não tinha erro! É muito leve, gente, literalmente, pois elas ficam “oquinhas” por dentro, e levando em conta os ingredientes da receita, dá até pra comer sem culpa, olha só o que vai precisar:

  • 3 claras em temperatura ambiente
  • 1 pitada de açafrão (opcional)
  • 100g de parmesão ralado
  1. Bata as claras em banho-maria até adquirir uma consistência bem firme (eu coloquei um bowl com as claras sobre uma panela um pouco menor com água fervente, e bati com a batedeira)
  2. Acrescente o açafrão e bata até virar uma espuminha amarela
  3. Modele bolinhas, passe no parmesão ralado (ralado na hora de preferência tá?) e disponha em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo
  4. Leve para assar até que dourem em forno pré-aquecido a 180 graus

Como eu sou agoniada e meu forno é lento, não aguentei esperar até que ficassem douradinhas, mas façam o que eu digo, não façam o que eu faço! Importante: o açafrão é apenas pra dar uma corzinha por dentro, mas isso é totalmente opcional (vale curry também).

Ah, que o fim de semana seja levinho e delicioso, como nuvenzinhas de queijo <3