Salame de açaí


Seria um simples salaminho de chocolate, que eu sempre quis fazer e só precisava da desculpa certa. Porque gordo é assim, a gente é gordo por causa dos outros, por causa do blog, por causa da tpm ou da gravidez… Enfim, com a desculpa certa na ponta da língua – “é tudo culpa da Vitarella” – fui pra cozinha, mas logo dei meia volta. Lembrei de um ingrediente inusitado que vi dia desses em uma loja de produtos naturais: açaí em pó (!!!). Fiquei super curiosa com aquele pozinho de cor magenta e perfume delicioso. Fui buscar meu ingrediente na maior dúvida se daria certo ou não, mas o risco valia a pena. E foi assim que o salame de chocolate virou salame de açaí =)

Você vai precisar de:

  • 1 lata de leite de condensado
  • 1 colher generosa de manteiga
  • 50g de açaí em pó (ou cinco colheres de sopa bem cheias)
  • 1 pacote de Maizena de Leite Vitarella triturado grosseiramente (use as mãos mesmo)
  1. Em uma panela misture o leite condensado, a manteiga e o açaí em pó, leve ao fogo baixo mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro
  2. Apague o fogo e junte a bolacha triturada, misture bem
  3. Abra um pedaço grande de papel filme em uma bancada e distribua a massa
  4. Vá enrolando da borda para o centro, para dar o formato de salame
  5. Enrole o salame completamente no papel filme e depois em papel alumínio, leve para gelar por pelo menos 4 horas ou até que esteja bem durinho
  6. Fatie e sirva

P.S.: Gente, é CALARO que muita gente não vai encontrar o açaí em pó (se bem que não custa procurar, né), então pode fazer utilizando chocolate em pó, que é o tradicional. Quem mora na região norte e tem açaí fresquinho à disposição, pode usar essa receita de brigadeiro de açaí que é um escândalo. E quem mora aqui em Recife, pode comprar aqui.

Se é gostoso? Delíciaaaaaaaaaaaaaaaa, e a cor é leanda!

E por falar em delícia, cadê a receita de vocês lá no concuro Receita Premiada? Tão ligados que é valendo R$ 2.000,00? Vamo lá gente!!! Pode inscrever quantas receitas quiser, e qualquer dúvida sobre os requisitos, prazos, regulamento, clica aqui e boa sorte!!!


*Post em parceria com Vitarella