Como fazer Rabada que desmancha

Como fazer rabada que desmancha

Alguns amigos meus nunca provaram rabada na vida.

A gente é cheio de preconceito besta nessa vida né? Até quem se acha muito ~descoladinho~, se pensar bem, acaba encontrando resistências que às vezes são mesmo bem bobas. 

Lembro que por muito tempo eu não comia vatapá, não tomava açaí, por pura frescura. Hoje sou completamente apaixonada por ambos e salivo só de lembrar do vatapá da minha mãe, do açaí da minha terra…

Com a rabada era uma coisa meio assim: nunca tinha comido, mas já achava que não gostava. Até que um dia meu sogro nos levou pra tomar café da manhã, veja bem, num lugar chamado “Rabada do Bigode”, em Caruaru. É um prato estilo pedreiro com rabada, charque, frango, arroz e cuscuz, que você come e passa o resto do dia sem fome e feliz da vida. Pode parecer estranho pra muita gente comer essas coisinhas ~leves~ no café da manhã, mas aprendi que pernambucano leva a sério a primeira refeição do dia, sabe? Eu ainda volto lá um dia com a câmera pra fazer um post, porque ó, merece.

A verdade foi que eu passei a gostar muito da tal da rabada. Eu vivia com vontade de voltar lá, até que resolvi preparar eu mesma uma bela rabada, já que o marido também adora. Sábado acordei cedo, cheguei no açougue, escolhi a bicha, voltei pra casa e juntei na panela de pressão:

Como fazer rabada que desmancha

Rabada

Pitadinha
Receita simples de rabada feita na panela de pressão
Prep Time 20 mins
Cook Time 1 hr
Course Prato principal
Cuisine brasileira
Servings 4 pessoas

Equipment

  • 1 panela de pressão

Ingredients
  

  • 1 kg de rabo de boi em pedaços pede pro açougueiro cortar
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1/2 unidade cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • Sal à gosto
  • 1 unidade de pimenta dedo de moça picada sem semente
  • 1/2 xícara (de chá) de conhaque pode ser vinho tinto, branco, cachaça, cerva, o que tiver
  • 1 fio de Azeite pra refogar
  • Cheiro verde à gosto

Instructions
 

  • Tempere a carne com sal à gosto
    1 kg de rabo de boi em pedaços, Sal à gosto
  • Aqueça o azeite na panela de pressão e doure os pedaços de rabo até dourar
    1 fio de Azeite pra refogar
  • Quanto estiver bem douradinho junte a cebola, o alho, as folhas de louro, a pimenta, o conhaque, o tomate pelado, misture tudo e complete com água até cobrir tudo (não pode passar de 2/3 da altura da panela, pra não ter perigo de explodir hein)
    1 lata de tomate pelado, 1/2 unidade cebola picada, 2 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1/2 xícara (de chá) de conhaque, 1 unidade de pimenta dedo de moça picada
  • Tampe a panela e assim que a panela de pressão chiar, abaixe o fogo e conte 1h
  • Abra a panela, verifique o sal e caso necessário, deixe reduzir a quantidade de caldo
  • Finalize com cheiro verde
    Cheiro verde à gosto
Keyword como fazer rabada, receita de rabada

Para uma rabada mais leve

De fato essa receita rende um caldo bem substancioso.

Se você não tem estômago para pratos gordurosos, eu te aconselho aferventar a rabada antes.

Esse passo não é difícil.

Na mesma panela de pressão, antes de adicionar o azeite para dourar a carne adicione água e leve ao fogo até ferver, então adicione o rabo e afervente a carne por 20 minutos.

Passado esse tempo verta a carne para o escorredor para escorrer a água e volte a panela ao fogo, adicione o fio de azeite e quando estiver bem quente proceda normalmente o passo 1 da receita.

Adicionando legumes

Você pode adicionar legumes a essa receita, para isso:

  • Cozinhe a rabada por 40 minutos, abra a panela de pressão e adicione rodelas de cenoura e batata, feche a panela novamente e quando pegar pressão cozinhe por mais 15 minutos.
  • Caso queira uma versão com menos carboidratos, substitua a batata e a cenoura por couve flor e salsão em rodelas. Mas nesse caso não abra a panela de pressão antes pois os legumes vão desmanchar com tanto tempo de cozimento, proceda a receita normal e quando abrir a panela adicione os legumes e deixe cozinhando por 5 minutos com a panela sem a tampa mesmo.

Posso congelar rabada?

Sim, você pode congelar por até 3 meses.

No caso da rabada com os legumes, saiba que tanto a batata como o couve flor perderão a textura na hora de descongelar. Por isso prefira congelar a rabada base e só adicionar os legumes quando estiver descongelando.

Se eu matei minha vontade? Matei demais. Mas não vou mentir que bom mesmo foi ver o marido se acabando de comer e repetindo que foi a melhor que ele tinha experimentado na vida! 

#chupaBigode

Para quem gosta de comida substanciosa assim indico o livro do chef Rodrigo que é cheio de histórias de família, assim como comida boa e substânciosa. Assim como o Básico da Ana Luiza que é uma enciclopédia da comida Brasileira.