Brownie cintura fina


Como não amar um brownie que não faz estrago na dieta hein? Apaixonadinha por este bolinho que consegue ser ainda mais gostoso no dia seguinte (!!!) de modos que eu estou aqui me segurando pra não ir de novo pra cozinha preparar outro =) Vocês vão já entender o porquê, olha só o preparo:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de alfarroba em pó (ou cacau em pó)
  • 1 xícara de fibra de soja em pó (ou farinha de trigo integral, de arroz, de coco, ou a que você preferir…)
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de adoçante para forno e fogão ou o açúcar que você gosta de usar
  • Castanhas, nozes, amêndoas picadas (eu não tinha, fiz sem)

  1. Forre uma assadeira com papel manteiga e unte com um fio de azeite
  2. Misture todos os ingredientes (eu bati na mão mesmo) e transfira para a assadeira
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos aproximadamente

O brownie é um bolo molhadinho, então não deixe tempo demais, fazendo o teste do palito, ele deve sair ainda um pouco sujinho de massa.

Eu prefiro o sabor da alfarroba em pó do que do cacau, mas é um produto meio caro e difícil de encontrar. Tem muita gente que gosta do Achocolatado Gold também, mas eu nunca provei e acho que quem optar por este tem que colocar o adoçante aos poucos porque pode ser que com esta medida da receita fique doce demais.

A fibra de soja já comentei aqui que é zero carboidrato, e acho que consegui desvendar o mistério de tanta gente ter feito a receita do biscoito e ter dado errado: existem dois tipos de fibra de soja disponíveis no mercado, uma é a fibra de soja em pó e a outra é mais grossa, tipo farelo. As receitas que tenho postado são sempre utilizando a fibra de soja em pó, mas caso você não encontre na sua cidade, procure uma farinha saudável, tenho certeza que dá pra adaptar! Pra quem mora em Recife, a fibra é vendida no MJ Bandeira que fica na Rua da Praia, o preço é R$ 6,00 o kg.

Improvisei uma caldinha misturando um pouquinho de água com 4 colheres de sopa de leite desnatado e um pouquinho de adoçante e ficou mara! Mas ficou uma delícia com pasta de amendoim também. Na próxima vez eu vou colocar na massa as castanhas e umas gotinhas de chocolate amargo, vai ficar escândalo! 

Agora só quero ver neguim de #mimimi dieta, #mimimi que fome, #mimimi quero doce, cabou-se a reclamação hein. Está proibido =)