Suflê de frango com batata doce


Sempre tenho batata doce e frango desfiado na geladeira pra agilizar as refeições da semana e acabo inventando alguma coisa com eles quando tenho que resolver o que vai ser o almoço em meia hora. Já fiz sopa, escondidinho, e dia desses saiu este suflê mara! Se você não gosta de batata doce pode fazer a mesma receita utilizando a batata inglesa, vai ficar ótimo!

  • 1 copo de requeijão light do tipo molenga
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de parmesão
  • 2 xícaras de batata doce assada ou cozida
  • 2 xícaras de frango cozido e desfiado
  • Noz moscada, sal e pimenta à gosto
  • Azeite e farinha para untar e enfarinhar

  1. Bata as claras em neve e reserve
  2. Bata as gemas com o requeijão, o leite, o parmesão e tempere com noz moscada (acerte os temperos, se necessário
  3. Junte a batata amassada (como eu bati no processador, bati com a casca e tudo) e misture bem
  4. Acrescente aos poucos a clara em neve
  5. Por último junte o frango desfiado e misture até distribuir bem na massa
  6. Transfira a massa para um refratário untado com azeite e polvilhado com a farinha de costume (usei farelo de aveia)
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 200º até ficar bem dourado e firme no centro (no meu forno foram aproximadamente 45 minutos)
  8. Serve 4 pessoas educadas ou 2 esfomeadas

Servindo com uma saladinha, você tem uma refeição completa: proteína, carboidrato do bem, fibras e vitaminas.

A batata doce preparo assim: lavo esfregando bem com a parte verde da esponja, água e sabão, enrolo cada uma no papel alumínio e asso em forno a 180º até espetar com um garfo e estar bem macia. Depois de fria corto em rodelas e guardo na geladeira, dura uma semana tranquilo.

O frango também é bem simples: lavo o filé de peito em água corrente depois com um pouco de suco de limão, daí vai pra panela apenas com água e um pouco de sal até cozinhar bem. Depois de esfriar um pouco desfio tudo na batedeira, é um processo bem rápido mesmo. Daí você pode separar em porções e congelar ou manter na geladeira caso vá consumir em pouco tempo. Gosto de ter sempre esse franguinho à mão pois ele vira recheio de omelete, vira pastinha pro sanduíche, vira recheio de panqueca, e muitas outras coisas. E ainda congelo o caldo da panela, que depois vira uma sopinha delícia =)

Amanhã é sábado, um bom dia pra adiantar alguns preparados para a semana seguinte. Planejar as refeições faz a gente economizar tempo e dinheiro, principalmente quando o objetivo é emagrecer. Não é um tempo gasto, é um tempo investido, e com retorno garantido, vale a pena =)

Bom final de semana!