Leite de aveia – para intolerantes à lactose


Cada dia mais tenho recebido nos comentários perguntas dos leitores sobre como substituir o leite das receitas, pois em muitos casos, trata-se de vegetarianos, pessoas intolerantes ou até mesmo alérgicas à lactose. 

Uma opção barata e fácil é o leite de aveia davene, uma vez que os leites vegetais (de arroz, de amêndoas…) disponíveis no mercado geralmente são um assalto a mão armada, né gente. E a pessoa além de viver sem lactose é obrigada a viver sem dinheiro também, não rola.

Não vou dizer que ~oh é o leite mais gostoso do mundo, pode tomar que você não vai sentir diferença nenhuma~ mentira. Vai sim.  Alguns vão amar, outros vão odiar. Mas ó, para fazer receitas ou bater com uma fruta, é perfeito! E muito muito fácil! Olha só como faz:

  • 2 xícaras de aveia em flocos
  • 3 xícaras de água
  1. Deixe a aveia de molho na água durante 1 hora
  2. Bata no liquidificador por uns 5 minutos
  3. Coe e guarde em recipiente tampado na geladeira por até 3 dias 

O certo seria ter passado em um voal ou pano de prato e esperado pacientemente, mas a Maria agoniada passou na peneira mesmo, e ficou assim, com micro-pedacinhos de aveia #nemligo

E sabe a aveia que ficou na peneira? Pode levar pra panela com leite e fazer um mingau de aveia do amor (aqui em PE mingau chama papa, mas eu sou amazonense e morrerei falando que é mingau), porque na cozinha nada se perde, tudo se transforma né?

Já ouvi gente dizendo que usou aqueles fermentos de fazer iogurte, sabe aquele do envelopinho? E fez iogurte de aveia, e que ficou delícia. Nunca tentei, mas tô passando a informação, vai que né, alguém tenta e dá certo =) Mas daí tem que voltar aqui e contar pra gente, combinado!