Pão de ervas integral


Sabe cansaço? Pois é, ele bateu e bateu forte. Que cuidar de duas crianças o dia todo não ia ser moleza eu já sabia, mas aparentemente estava tudo sob controle, tudo ia bem. Só que de repente comecei a não dar mais conta, o trabalho se multiplicou e eu continuei sendo uma só. A memória começou a falhar, a paciência faltou, o humor mais parecia uma montanha russa e o sono virou meu amigo inseparável. O corpo fala né? E o meu gritou, apelou, fez quase um protesto: desacelera! Não que me parecesse possível, mas obedeci sem pestanejar antes que perdesse a sanidade que me restava. Na verdade a gente sabe que não é super mulher mas vive tentando ser né? Afe, que teimosia. Só sei que olhar com honestidade pra minhas próprias limitações e mandar embora obrigações desnecessárias tem sido bem libertador, aliás, recomendo. A vida passa, os filhos crescem, e a correria serviu pra quê? Pra quem? 

Toda essa conversa pra dizer que nem um pãozinho de microondas tenho tido tempo de fazer na hora do café da manhã, então comecei a fazer este pão que dura, sei lá, uns 4 dias e já facilitou um pouco a minha vida. Alguns minutos podem não ser muito tempo pra muita gente, mas quando se tem uma princesa falante querendo atenção e um bolinha querendo colo #tudoaomesmotempoagora é muito tempo sim. E pra ficar perfumado e ainda mais gostoso pode usar e abusar das ervas que você tiver à disposição. Perfume nunca é demais né?

  • 1 xícara de farelo de aveia
  • 1 xícara de fibra de trigo
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Ervas à gosto: usei manjericão, orégano e salsa frescos
  • 1 pitada de sal

  1. Bata todos os ingredientes na mão ou mixer – é uma massa pesada, não recomendo o liquidificador – deixando o fermento por último
  2. Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada 
  3. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até estar firme no centro

O farelo de aveia tá bem fácil achar no supermercado, já vi em vários um da Quaker (na embalagem tá escrito Oat Bran) e a fibra de trigo você compra em casas de produtos naturais (Mundo Verde, Empório Pura Vida, MJ Bandeira…)

É um pão mais durinho e eu queria assim mesmo, se quiser mais fofinho pode usar mais 1/2 xícara de leite desnatado. Aprecie sem moderação ele quentinho, assim que sai do forno. Mas depois mantenha na geladeira tá? 

E um final de semana revigorante pra todos nós =)