Frango à parmegiana de forno


Qualquer coisa à parmegiana é gostosa né? Carne, frango, peixe, berinjela… É tipo strogonoff: agrada todo mundo. Só que tem aquele porém da fritura que além de toda a sujeira dava um trabalhão, sem falar que não é nem um pouco saudável. Mas seus problemas se acabaram-se! Que tal fazer tudo no forno? E melhor ainda: dá pra fazer todo mundo comer linhaça sem nem perceber, hohohoh. Aqui em casa a pequena nem desconfiou, rá!

  • 1 peito de frango cortado em filézinhos
  • Farinha de linhaça dourada para empanar (marromeno 1 xícara e 1/2)
  • 1 ou 2 ovos
  • Molho de tomate (usei esse aqui)
  • Queijo mussarela a gosto
  • Orégano a gosto

  1. Tempere o frango e deixe na geladeira por pelo menos meia hora
  2. Passe os filézinhos no ovo batido e depois na farinha de linhaça
  3. Disponha em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar (uns 30 minutos)
  4. Retire do forno com cuidado, cubra com o molho de tomate (usei 1 xícara aproximadamente) e o queijo, polvilhe orégano e volte ao forno bem alto até derreter o queijo

Na hora de empanar eu tenho um vício de fazer assim: passo na farinha primeiro, depois no ovo, e passo na farinha de novo. Fica uma ~capa~ mais grossa.

A questão da farinha de linhaça é assim: pra desfrutar de todas as propriedades dela a gente tem que comprar as sementes e triturar em casa (no liquidificador), guardar em um potinho na geladeira e usar em uma semana no máximo. Pra quem não quiser ter esse trabalho pode usar a farinha que quiser pra empanar o seu franguinho: de rosca, panko, farelo de aveia… Existe também esta opção de farinha de linhaça estabilizada (encontrei no Mundo Verde do Riomar)

Essa semana ainda tem outra receitinha com farinha de linhaça que vocês vão amar! 

Quem viver, verá :*