Como tirar a polpa do coco da casca

como tirar a polpa branca do coco fresco

Eu sou apaixonada por coco. Que frutinha mais generosa com a gente né? Dela você aproveita a água, faz leite, usa a polpa e até a casca vira mil e uma coisas nessa vida. Dia desses me arrisquei a tirar eu mesma a “carne” no coco pra cortar em pedacinhos e comer de lanchinho. Mata a vontade de doce que é uma beleza! Daí fiz do modo tradicional: queimando o coco na boca do fogão. Foi tranquilo de fazer, apesar de fazer uma sujeirinha. Se você não faz esse processo, a polpa não solta da casca de jeito nenhum, então ele é necessário. Mas dei um google e descobri neste blog um jeito mais prático e rápido de conseguir o mesmo resultado. Fiquei meio desconfiada, mas…. DEU CERTO! É assim:

  1. Fure os 3 “olhos” do coco seco (usei uma chave de fenda e fiquei batendo loucamente até furar)
  2. Coloque por 1 minuto no microondas (não retire a água ainda)
  3. Agora sim você pode retirar a água pelos furinhos e guardar pra tomar bem gelada hummm!
  4. Quebre o coco: eu uso a minha panela mais pesada, coloco o coco sobre a bancada e bato com a maior força que conseguir. Uma hora ela racha. 
  5. Daí com uma faquinha você vai separar a polpa da casca. No começo é um pouco difícil, mas depois você pega o jeito e sai super fácil

Daí você pode cortar em pedaços e congelar pra durar bastante tempo. Deu vontade de comer doce? Tira um pedacinho, deixa em temperatura ambiente por alguns minutos e pronto. Ou você pega o descascador de legumes e…

Aí você forra um prato com duas folhas de papel toalha, coloca as lasquinhas de coco e leva ao microondas por 1 minuto de cada lado e….

… chips de coco! Vocês não tem noção do que é esse chips com um cafézinho, minha gente…. E agora viciei em jogar na salada. Faz aquele croc croc docinho, hummmm!!!!