Manjar branco com ameixas em calda

como fazer manjar branco

Manjar branco ou de coco com calda de ameixa, não existe um lar brasileiro que não tem na sua mesa de natal um cremoso manjar como esse.

Memória afetiva é mesmo uma coisa interessante. Eu nunca gostei de manjar branco, mas sei lá, vi uma receita na net e lembrei que minha mãe fazia. Foi só o que precisou pra eu resolver preparar esta sobremesa que nunca tinha feito na vida. E me deliciar com cada colherada, hummmm!

A mistura de um creminho suave contrastando com o sabor da ameixa, manjar de coco é tão simples e ao mesmo tempo tão cheia de sabor que só podia mesmo receber este nome: manjar! E se você precisa de uma sobremesa pra muita gente e que seja econômica, não precisa mais procurar. Faz bonito em qualquer ocasião e agrada todo mundo:

Manjar branco

Pitadinha
Receita tradicional da sobremesa manjar branco
Prep Time 5 mins
Cook Time 15 mins
Para gelar e formar 1 d
Total Time 1 d 20 mins
Course Sobremesa
Cuisine brasileira
Servings 8 pessoas

Equipment

  • 1 forma com furo no meio

Ingredients
  

  • 1 litro de leite
  • 6 colheres (de sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1 garrafinha de 200ml de leite de coco
  • 1 lata de ameixa em caldas

Instructions
 

  • Em uma panela despeje o açúcar com o amido de milho e o leite de coco e bata bem com um fouet até dissolver bem o amido
    6 colheres (de sopa) de amido de milho, 1 xícara (de chá) de açúcar, 1 garrafinha de 200ml de leite de coco
  • Adicione o leite e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar, como se fosse o ponto de brigadeiro
    1 litro de leite
  • Despeje em uma fôrma bem bonita (passe antes na água para facilitar na hora de desenformar) e leve para gelar de um dia para o outro
  • Desenforme com cuidado e decore com as ameixas, regando com a caldinha
    1 lata de ameixa em caldas
Keyword manjar branco, manjar de coco

Dicas para um manjar cremoso:


Existem inúmeras variações de manjar branco pela internet. Algumas receitas o manjar leva gelatina. Eu pessoalmente acho que o manjar fica duro com ela. Já o amido de milho dá cremosidade.

Então se você procura um creme macio vai por mim, essa receita vai te agradar.

E se possível meça o amido de milho com colheres medidoras. É importante pois se você exagerar no amido seu doce pode tanto endurecer além do que se espera como também perder sabor ficando com o residual de maizena na boca de quem come.

Quer deixar ainda mais cremoso?

Substitua o açúcar dessa receita por uma lata de leite condensado. Siga a receita normalmente com essa substituição e verá um manjar ainda mais cremoso.

Qual o tempo de geladeira para o manjar endurecer?

Ok, você não está interessado em fazer no dia anterior e deixar na geladeira de um dia para o outro. Entendo sua pressa para devorar o manjar. Eu também quase não resisto. Mas saiba que essa sobremesa precisa de pelo menos 6  horas de geladeira para firmar suficiente.

Antes disso tem a chance de desmoronar e arruinar tudo.

O seu manjar de coco é um doce simples de fazer porém essa etapa precisa ser seguida a risca.

A calda de ameixa do manjar branco tradicional

A minha receita é um manjar simples e fácil, aproveitei a calda já contida na lata de ameixas em calda para regar.

O sabor lembra as festas lá de casa. mas caso você queira preparar o verdadeiro manjar branco eu te ensino fazer uma calda de forma rápida e fácil.

Calda de ameixa seca com vinho

  • 2 xícaras (de chá) de vinho tinto
  • 1/3 de xícara (de chá) de açúcar
  • 2/3 de xícara (de chá) de ameixa seca sem caroço

Leve o açúcar e o vinho ao fogo em uma panelinha, deixe reduzir pela metade, formando um xarope, depois disso adicione as ameixas secas e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Deixe que esfrie completamente antes de cobrir o manjar.

O ponto da calda do vinho é muito fácil, você pode introduzir uma colher nesse xarope caso cubra o dorso da colher como um verniz, é esse o ponto que queremos.

Você pode substituir o vinho por água mas nesse caso diminua o trabalho e faça como eu que utilizei a ameixa em calda já prota. ( para que dificultar não é?)

Agora se você não gosta de ameixa ou não necessariamente quer fazer o manjar branco tradicional, substitua a ameixa da receita por outras frutas secas ou congeladas. Deve ficar maravilhoso com uma calda de frutas vermelhas.

Tenho sempre essa cobertura de chocolate caseira na geladeira, próximo manjar branco que eu fizer testarei coberto com essa calda brilhante de chocolate. É uma forma diferente de reinventar o manjar de coco com caldas diferentes.

Se você chegou até aqui nas tradicionais datas que antecedem o natal e a gente sai em busca de uma receita deliciosa de sobremesa natalina vou te deixar mais algumas boas inspirações de sobremesa:

Bolo simples de Natal
Para quem tem como eu alguém na família que detesta panetone esse bolo com cara de natal coberto com farofinha de biscoito, glacê e cerejas é uma ótima opção
Receita aqui
Pavê de Natal com goiabada
Já entra no clima das cores da festa, esse pavê brasileirinho leva goiabada cremosa
Receita aqui
Torta de abacaxi com 3 ingredientes
Sobremesa para quem quer levar algo incrível mas não tem tempo.
Receita aqui