Bolo de melado

bolo de melado de cana

Bolo de melado de cana ou, bolo de ouro, como chamamos por aqui. Isto por causa da cor dourada incrível que ele tem. Eu ganhei esta receita de presente de uma leitora do blog, e virou um dos nossos bolos preferidos. Ele é incrivelmente perfumado, delicioso e fofinho. Vamos ao melado: ele pode ter outros nomes como melaço ou mel de engenho. Não testei fazer com mel, mas acho que deve ficar muito bom também.

bolo de melado de cana

Bolo de melado

Pitadinha
Bolo fofinho de melado de cana. Bolo simples para o café da tarde
Preparo 10 mins
Cozimento 30 mins
Tempo Total 40 mins
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 1 bolo

Equipamentos

  • 1 forma de bolo com furo

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) xícara de melado ou melaço, ou mel de engenho
  • 250 g de manteiga
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 4 und ovos
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 180˚C
  • Unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo no centro
  • Misture todos os ingredientes com um batedor de arame, deixando o fermento por último
    1 xícara (de chá) xícara de melado, 250 g de manteiga, 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo, 1 caixinha de leite condensado, 4 und ovos, 1 colher (de sopa) de fermento
  • Transfira para a forma toda a massa
  • Asse em forno por 40 minutos ou até passar no teste do palito
  • Espere esfriar totalmente antes de desenformar
Keyword bolo de mel de engenho, bolo de melaço, bolo de melado, bolo doce, bolo simples de natal

Algumas dicas para o sucesso do seu bolo:

A forma e o forno para o bolo de melado

Essa receita de bolo de melado é muito simples, fácil de fazer.

Mas eu sei que você pode precisar de algumas dicas que eu considero importante para um bolo fofinho e saboroso como deve ser.

Forma de bolo. Eu utilizei uma forma de bolo simples com furo no centro como essa aqui de 24 cm de diâmetro. Você pode utilizar outro formato de forma para bolo mas precisa ficar atenta ao tempo de forno. Assadeiras baixas levam menos tempo por exemplo. Pelo fato de terem uma camada mais fina de bolo assam mais rápido.

Lembre-se sempre de preencher a massa na forma de bolo em no máximo 3/4 da sua capacidade, caso contrário seu bolo de melado irá transbordar e sujar todo o seu forno.

Unte bem a forma. Seja com óleo ou com manteiga da mesma forma é importante que esteja em contato com toda a superfície da forma. A manteiga você consegue espalhar com facilidade apenas com um pedacinho de manteiga, já o óleo por ser mais líquido é preferível que você espalhe com um pincel e em menor quantidade para não escorrer.

O forno sem dúvida em todo e qualquer bolo deve ser pré aquecido. Essa etapa é muito importante para que seu bolo cresça e asse no tempo certo da receita. Em todas as receitas de bolo simples que eu não tenho muitas etapas e descansos pela frente eu costumo separar os ingredientes e em seguida já coloco meu forno para pré aquecer, só então vou me dedicar em fazer a receita.

Não se esqueça dessa etapa tão importante. Siga sempre a temperatura correta. Pré aquecer um forno em 180˚C nunca será igual a alguns minutinhos pré aquecendo em temperatura máxima.

Posso substituir o melado do bolo?

Em todas as receitas assadas que vai melado ou melaço de cana como o nosso bolo você pode substituir o melado por açúcar mascavo por exemplo. Para cada xícara de melado substitua por 3/4 de xícara de açúcar mascavo. Dilua o mascavo misturando com um fouet ao ovo.

Pode substituir também na mesma proporção por mel, xarope de milho (karo) ou maple syrup.

De todas as formas o melado de cana é a mais barata e deixa o bolo de melado com um sabor sem igual.

Posso congelar o bolo de melado?

Sim você pode congelar por até 90 dias.

Espere esfriar completamente e corte em fatias grossas, embale cada uma em plástico filme e em seguida acondicione em um saco próprio para congelamento.

Quando quiser descongelar é só levar sua fatia ao microondas, por 30 segundos ou mais dependendo da potência do seu aparelho às vezes é necessário mais uns segundos.

Café + bolo de melado = ❤️

Para acompanhar seu bolo de melado recém saído do forno uma xícara de café vai muito bem. Agora, quer elevar o nível? Vem ver essas receitas: