Biscoito de maizena (sequilho de leite condensado)

biscoito de maizena de 3 ingredientes

Esse biscoito de maizena é um sequilho fácil de fazer e de comer. As crianças adoram ir para a cozinha preparar esses biiscoitinhos de leite condensado.

Aqui em casa tem uma turminha que ficou bem exigente. Se deixar, todo dia querem inventar uma receita nova pro lanche, pro café da manhã, etc… Mea culpa! E não basta só escolher, eles querem por a mão na massa mesmo. Eu fico com preguiça às vezes da bagunça, mas é sempre bom, mesmo passando o resto da tarde limpando tudo kkkk.

Estes biscoitinhos são super deliciosos e incríveis de fazer. É tão ,tão fácil!

biscoito de maizena de 3 ingredientes

Biscoitos de maizena

Pitadinha
Biscoitinhos de maizena com apenas 3 ingredientes
Preparo 15 mins
Cozimento 15 mins
Tempo Total 30 mins
Tipo Café da manhã, caseiro, Snack
Cozinha brasileira
Porções 30 biscoitinhos

Equipamentos

  • 1 assadeira baixa

Ingredientes
  

  • 1 caixa de leite condensado de 270g
  • 200 g de manteiga
  • 500 g de maizena

Instruções
 

  • Misture tudo até virar uma massa bem maleável que solta das mãos
    1 caixa de leite condensado de 270g, 200 g de manteiga, 500 g de maizena
  • Modele os biscoitinhos no formato que quiser
  • Pré aqueça o forno em 180˚C enquanto modela os biscoitos
  • Leve ao forno por 15 minutos ou até começar a dourar nas bordas
Keyword biscoito de amido de milho, biscoito de maizena, biscoito sem farinha

Como modelar os biscoitos de maizena:

Para o formato do biscoito é fácil:

  • Fiz bolinhas do tamanho de um brigadeiro da mesma forma até acabar toda a massa.
  • Com o garfo amassei as bolinhas já na assadeira que ia pro forno.
  • Cada um fez de um jeito, de um tamanho, e quando saiu do forno nem deu tempo de esfriar – devoraram tudo imediatamente. Porém essa receita rendeu demais então metade da massa acabou no freezer pra ser assada outro dia, e deu certinho também.

Posso congelar o biscoito de maizena?

Sim. Como te disse anteriormente, Prepare as bolinhas, amasse com o garfo em uma assadeira que caiba no seu freezer e leve para congelar as bolachinhas de maizena já moldadas. Congele por 3 horas e depois transfira para um saquinho próprio para congelamento. A validade é de 4 meses congelado.

Como descongelar o biscoito de maizena:

Leve do freezer, direto para o forno pré aquecido em 180˚C

Então proceda normalmente como dito na receita, asse por 15 minutos.

Para não quebrar e nem rachar os biscoitos:

Se você quer uma dica para que seus sequilhos de leite condensado não rachem ao serem assados:

Em primeiro lugar, resfrie seus biscoitos moldados por 30 minutos na geladeira. Isso foraá com que a massa maleável fique mais resistente por conta da manteiga que se solidifica.

Tanto quanto é importante esperar esfriar os biscoitinhos antes de retirar da assadeira. Esse passo é importante para qualquer biscoito amanteigado, espere esfriar para que os biscoitos de maizena não se quebrem.

Se prefere seus amanteigados mais macios não caia na tentação de assa-los até ficarem moreninhos. Isso é, retire do forno ao perceber que as bordas dos biscoitos comecem a dourar.

Delicia para acompanhar, café gelado cremoso

Variações do biscoitinho de maizena e leite condensado:

Aprendi com o blog acasaencantada que existe algumas formas de deixar esses biscoitinhos ainda mais saborosos:

  • Banhar em chocolate: Use aquele garfinho para bombom e depois de frio banhe os biscoitinhos em chocolate ao leite temperado conforme as instruções da embalagem. Disponha sobre uma assadeira forrada em papel manteiga e leve para gelar por alguns minutos ou até que o chocolate esteja durinho.
  • Raspas de cítricos. Raspas da casca de laranja, limão ou bergamota adicionados a massa darão um aroma único as sduas bolachinhas de maizena. Lembrando que é necessário raspar com cuidado para que não tenha a parte branca da casca, caso contrário seu biscoito terá um sabor amargo.
  • Adicione especiarias. Eu amo incluir canela nessa massa. Gosto muito do sabor da canela por isso adiciono a essa receita de biscoitinhos 1/2 colher (de sopa) de canela em pó para aromatizar meus biscoitos. Ainda sobre as dicas da casa encantada esses extratos de vódka são uma ótima adição. O de cardamomo é especialmente aromático e perfeito para nossos sequilhos.
  • Cacau, adicionar 1 colher (de sopa) de cacau deixará sua massa de biscoito achocolatada. Mas com uma ressalva, isso deixará também sua massa mais sequinha, fique atento a isso, se gosta do biscoitinho de maizena macio saiba que isso modificará um pouco.

Melhor forma de armazenar os biscoitinhos:

Mantenha em um recipiente hermético em temperatura ambiente por 2 semanas. Depois disso os biscoitinhos começam a ressecar.

Congelar a massa e preparar fresquinhos também é uma ótima forma como disse logo acima.

Versão vegana dos sequilhos de maizena

Essa receita por conter leite condensado e também manteiga não é uma receita vegana ou livre de leite.

Para uma versão sem lactose e vegana você pode substituir o leite condensado por um leite condensado vegano como o soymilke por exemplo. A manteiga pode ser substituida por qualquer manteiga vegana inclusive a manteiga de coco ou de castanha de caju.