Brownie econômico e maravilhoso

Brownie de chocolate em pó economico

Brownie econômico, húmido por dentro e casquinha perfeita por fora, essa é a minha promessa para a receita simples de hoje.

Muitas pessoas acreditam que o fato de você ter um blog de receitas faz de você um tipo de especialista em todas as receitas de todos os tipos. Não mesmo. Aqui no blog, por exemplo, há várias receitas de brownie, mas pra cada 10 brownies que saem do nosso forno, uns 2 ficam no ponto que eu gosto: húmidos por dentro e crocantes por fora. Paciência.

Fato é que algumas receitas são mais fáceis de acertar do que outras, e posso dizer com a certeza de quem já errou várias receitas de brownie que esta é praticamente infalível. Preciso agradecer minha amiga Natália que me presenteou com essa maravilha que, pra ficar ainda melhor, é uma receita com ingredientes simples, rende bem e que tem um resultado incrível:

Brownie econômico e maravilhoso

Pitadinha
Brownie de chocolate em pó super econômico e fácil de fazer
Preparo 20 mins
Cozimento 25 mins
Tempo Total 45 mins
Tipo Sobremesa
Cozinha brasileira
Porções 12 pedaços

Equipamentos

  • 1 assadeira média

Ingredientes
  

  • 4 und de ovos
  • 6 colheres (de sopa) bem cheias de manteiga ou margarina
  • 1 e ¼ de xícara (de chá) de chocolate em pó
  • 1 e ¼ de xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 xícara (de chá) de chocolate picado opcional
  • 1 xícara (de chá) de castanhas picadas opcional

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 200˚C
  • Unte e enfarinhe uma forma quadrada para bolo média
  • Bata todos os ingredientes na batedeira começando pelos líquidos e em seguida os sólidos(o chocolate e as nozes pode misturar com uma espátula mesmo)
    4 und de ovos, 6 colheres (de sopa) bem cheias de manteiga ou margarina, 1 e ¼ de xícara (de chá) de chocolate em pó, 1 e ¼ de xícara (de chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (de chá) de açúcar, 1 pitadinha de sal, 1 xícara (de chá) de chocolate picado, 1 xícara (de chá) de castanhas picadas
  • Transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio e untada
  • Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos (o palito tem que sair um pouco sujo de massa)
Keyword brownie de chocolate, brownie de chocolate economico, brownie de chocolate em pó

Brownie com chocolate em pó?

Sim, essa receita é adaptada para não depender de adição de chocolate em barra. Veja só, para o interior húmido do brownie normalmente se deve pela manteiga de cacau do chocolate em barra. Essa receita de brownie econômico foi adaptada de tal forma que a manteiga e os ovos cumpram essa função de deixar o interior amanteigado e húmido assim como a casquinha crocante.

Você pode como eu adicionar chocolate em barra, mas isso não será influência para o resutado final, será apenas um sabor extra. Totalmente dispensável.

Dicas para o sucesso do seu brownie de chocolate em pó

A assadeira para o brownie. Utilize uma assadeira quadrada de 23x23cm para que não fique um brownie muito baixinho, caso contrário não terá altura suficiente para que o interior fique húmido. Se utilizar uma assadeira maior que isso dobre a receita.

O forno realmente precisa estar pré aquecido. O tempo de assar nossos brownies é mesmo curto para que o interior se mantenha molhadinho. Se você não pré aquecer o forno de maneira correta a casquinha não se formará e o interior em vez de húmido estará cru. Da mesma forma a temperatura precisa estar correta, forno quente demais irá ressecar o interior do brownie.

Não mexa a massa de brownie demais. Misture até combinar todos os ingredientes. Não queremos uma massa com ar assim como preparamos nossos bolos.

Aí vem o pulo do gato: É preciso esperar esfriar completamente, ou melhor ainda, só cortar no dia seguinte (se você conseguir kkk). É aí que ele fica com a textura certa pra ser servido: casquinha por fora, molhadinho por dentro.

Você realmente não precisa acrescentar chocolate picado ou oleaginosas, ele já fica perfeito assim. Hummmm!

Como saber se meu brownie está no ponto?

Brownie é uma receita que você aprende com a experiência. Diferente de um bolo tradicional o brownie sai do forno quando o interior ainda está mole e a casquinha está levemente formada.

Vou reforçar aqui, siga o tempo da receita, pré aqueça o seu forno quando começar a preparar a massa, logo no início da mistura de ingredientes e acredite: Depois de frio o brwnie começa endurecer um pouco mais que de quando tirou do forno. Isso acontece enquanto o brownie esfria.

  • Seja fiel ao tempo de forno dos brownies. Assim que levar ao forno coloque o timer seja de cozinha ou do celular para não perder o tempo de forno.
  • O teste do palito também funciona para verifcar se a massa do brownie está no ponto. Para isso ao retirar o palito observe, o palito não deve sair molhado, mas ainda com alguns grânulos bem húmidos, ele não sairá completamente sequinho como em um bolo e também não sairá molhado como em uma massa crua.
  • Utilizando o feeling. Vou te descrever aqui o que eu espero do ponto do meu brownie. A casquinha está formada, você verá que a superfície do seu brownie estará sequinha. As bordas estarão mais durinhas que o meio, o meio da massa ainda estará bem molinha mesmo que as bordas estejam mais sequinhas.
  • ATENÇÃO: Muitos fornos domésticos não são calibrados, sabemos disso, por isso use as dicas acima, caso você perceba que sua casquinha não se formou, ou seja, o brownie ainda está com aspecto molhado, deixe aproximadamente 5 minutos mais sempre monitorando se a casquinha opaca se formou.

Brownie vegano

Essa receita não é de um brownie vegano mas posso recomendar uma receita de brownie sem farinha e sem leite que temos aqui no blog e é delicioso. Feito com apenas 3 ingredientes e de casquinha crocante e interior húmido como a gente gosta!

Brownie vegano de banana com 3 ingredientes
Brownie de 3 ingredientes. Sem leite, sem ovos ou farinha, receita fácil
Clique aqui