Um bom bife parece uma coisa fácil e simples, mas para mim, ele sempre foi um grande mistério. Que tipo de carne comprar, como temperar, deixar ou não marinando, como fazer pra ele não virar uma borracha, essas coisas todas banais se mostram um desafio e tanto quando a gente não domina muito bem as panelas, né.
Depois que casei o tempo foi passando e fui superando alguns “medinhos”, mas o do bife sempre continuou lá. Foi quando aprendi que pra fazer um bife gostoso é preciso apenas alguma técnica e os ingredientes certos. Lógico que foi na base do erro/acerto, pesquisa um pouquinho daqui, lê um blog dali, mas posso dizer que, aos poucos, meu bife tá ficando até apresentável =) #orgulhinho
Então seguinte, se você vai fazer bife, compreenda uma coisa importante: ou você compra filé mignon, ou você transforma uma outra carne em filé mignon.
Se você comprou filé mignon, pula essa parte. Se você vai de patinho, coxão mole, alcatra, senta que lá vem história. História boa né. Porque esse negócio de transformar outra carne em filé sem ter que martelar o coitado, nem usar amaciante mudou minha vida e, caso você ainda não saiba do grande segredo de Tereza Cristina, vai mudar a sua também. E o nome do segredo (que aprendi com minha tia) é A-B-A-C-A-X-I. Cortou os bifinhos? Tempera com sal, pimenta do reino e pingue 5 gotinhas de abacaxi, misture tudo e deixe 5 minutinhos, contados de relógio. Nada mais, nada menos.
Enquanto espera (de olho no relógio hein), vai logo aquecendo uma frigideira no fogo bem alto, coloca um fiozinho de azeite/manteiga/óleo e já vai selando os bifes. Selar: colocá-los em contato com temperatura bem alta, apenas para dourar por fora, dos dois lados. Como o fogo está alto, isso vai ser rápido. Mas por dentro eles ainda estarão crus. Então quem curte carne mal passada, parou aí. Quem gosta dela ao ponto ou bem passada, como eu, faz o seguinte: depois de selar todos os bifes, reserve-os em um recipiente separado e tampado pra manter o calor, joga uma cebola cortada em rodelas na frigideira onde você selou os bifinhos e deixa em fogo baixinho, que a água da cebola vai soltar aquele fundinho de carne.
Tampa a panela um bocadinho que a cebola vai cozinhando (se for preciso, coloca um pouco de manteiga pra não queimar), e quando a cebola estiver toda moreninha delícia, é só juntar os bifes, tampar a panela e deixá-los cozinhando naquele calorzinho bem temperado. Dá uma provadinha, vê o sal, vê o ponto da carne e pronto.
E olha, desculpa o clichê, a breguice, a cafonice, mas pra mim um bifinho desse, acompanhado de arroz e feijão (quem sabe também um bife do olhão) são melhores que muita comida cara e de nome chique por aí, viu 😉
32 respostas
Amei as dicas parabéns!
Eu compro sempre o contra filé, fica macio e saboroso sem o abacaxi, mas essa dica é ótima!!! Amo bife, se acompanhar o q vc sugeriu e uma batatinha frita, fechou pra mim!!! Bjs!!!
Juliana, gostei da dica, vou testar por aqui. Também tenho uma dica que ainda está em testes, é para o colchão mole, to tentando flambar ele, quando a técnica ficar pronta vou postar. Abs
Oi. Amei a dica, mas tenho uma dúvida. São 5 gotas de abacaxi em cada bife, né? Ou vc faz o tempero total, põe o abacaxi (5 gotas) e passa em todos os bifes?
5 gostas em tudo! Senão fica com gosto de abacaxi e amolece demais a carne =)
Uma vez espremi um monte de suco de abacaxi em uns bifes de patinho. Conclusão: esfarelaram, viraram uma espécie de carne moída rsrsrsrs
Pois é, também já fiz isso =( Por isso tem que ser pouquinho e rapidinho =)
Oi Ju,
Adorei as dicas. O meu bife, seja de que maneira for, fica sola de sapato.. vou tentar ua dica e ver se meu bife é filé.
Adoro seu blog!!!
Abraço
Tenta e depois me conta hein!
Este comentário foi removido pelo autor.
Adorei: "transforma uma outra carne em filé mignon"!
beijos
hehehe, bjca Duda :*
Hum, gostei da novidade mas… não fica com gosto de abacaxi não?!?
É que, infelizmente, detesto abacaxi… mas pelos bifes vale a tentativa! =)
Mari, é tão pouquinho que não fica não =)
Adorei essas dicas…tb amo bife acebolado com arroz e feijão e uma saladinha.
=) <3
Eu costumo comprar contra filé… Me facilita pois também já é macio… Eu não tenho tempo de fazer comida, então uma vez arrisquei isso e deu tão certo que continuo fazendo assim até hoje. Aqueci a frigideira teflon, e joguei o bife dentro ainda congelado e sem tempero nenhum! rs. Sério, o bife deu aquela celada, então abaixei o fogo, tampei e deixei a carne soltar sua própria água para cozinhar. Depois que a água da carne secou, deixei dourando mais um pouco, acrescentei sal, e umas rodelas de cebola, quando as cebolas estavam douradinhas, pronto! Só comer! Parece doido, mas comigo dá certinho…
Gente, que curioso… Vou testar =)
Ju, experimenta colocar shoyo na cebola…
Fica divino =D
Eu que nem gostava de cebola agora como tudinho!
Bjs
Juliana Oliveira
(juh.juliana@hotmail.com)
Amo shoyo Juuuu =)
o q seria 5 gotas de abacaxi? o suco dele?
Elita, eu pego uma fatia de abacaxi e espremo em cima da carne com a mão mesmo, aí é só contar e correr pro abraço =)
Hummm isso é bom demais =D
Bjks e uma ótima semana!
Marília
Pra você também, Marília!
Concordo.
Arroz fresquinho, feijão do dia e um bifinho acebolado. Combinação imbatível.
Patty, só de pensar já salivo 🙂
Concordo contigo 100%. Uma comidinha caseira bem feitinha, cheia de amor e cuidado não tem preço…vou usar essa dica do abacaxi…bjs
Né, Carine? <3
Sério? Do abacaxi eu já sabia mas…Só 5 gotinhas? E só 5 minutos? Ah, vou tentar com certeza.
Ju, só pra contribuir, caldo de laranja tb é bom. Sempre coloco no tempero do frango quando vou assá-lo. A carne fica mais macia.
Bjs
Dani, se passar dessa quantidade e desse tempo, a carne desmancha =(
E valeu pela dica do caldo de laranja =)
Gostei da dica do abacaxi, essa eu não conhecia e vou tentar nos meus bifinhos! Bjao. Patricia
Pat, tudo de bom né? Também adorei quando aprendi.