Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, conhecia estes bifinhos como Braciola (ou Brachola, sei-lá-como-é-que-se-escreve), e era uma festa quando minha mãe dizia que era este o cardápio do dia. Criança é besta né? Não tem nada demais nesta receita, mas eu achava simplesmente a maior chiquesa do mundo comer um rolinho de carne recheado.
Fiquei na dúvida se daria certo rechear com berinjela, fiquei com medo da berinjela virar uma gororoba lá dentro, mas ainda bem que resolvi arriscar, porque ô coisa gostosa que ficou, viu…
Na verdade a berinjela dá uma sumida, afinal, não fosse pelo título da receita e pelas sementinhas aparentes na 1ª foto, vocês nem desconfiariam que existe berinjela ali dentro. Mas elas estão lá, com seu sabor marcante e delicioso.
- 500g de chã de dentro cortada em bifinhos
- 1 berinjela pequena
- 1 lata de tomates pelados (ou molho de tomate comum)
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena picada
- Azeite para refogar
- Sal e pimenta à gosto
- Fatie a berinjela em fatias bem finas no sentido do comprimento
- Tempere a carne com sal e pimenta do reino
- Coloque uma fatia de berinjela sobre o bife e faça um rolinho, prendendo com um palito
- Repita a operação em todos os bifes
- Na panela de pressão refogue o alho e o azeite até dourarem, e no fogo bem alto sele os rolinhos
- Junte o molho de tomate, tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo médio por 30 minutos (conte a partir do início do chiado da panela)
- Após este período verifique o ponto da carne e o sal, caso necessário acrescente um pouco de água e volte para a pressão por mais alguns minutos
Aqui em casa eles ganharam como acompanhamento batatas ao murro em um dia, e no outro uma polenta bem gostosa cozida em caldo caseiro. Mas não vou mentir, sabe o que foi mais gostoso de tudo, tudo, tudinho? Passar um pedaço de pão no fundo da panela =)