Por que fazer biscoitos é uma terapia…
E por que quando eu for avó vou assar milhões de fornadas desses biscoitinhos coloridinhos pra engordar meus netinhos (e deixar minhas filhas/noras de cabelo em pé, hahaha), ainda mais depois de ver a cara da Fernanda quando eu mostrei o prato pra ela e perguntei: “qual você quer”? Olhinhos brilhantes me responderam: “TODOS!”, mas deixei ela comer só um mesmo.
A receita desse biscoito veio naquele livrinho que a Fernanda (minha filhota) ganhou da outra Fernanda (amiga/leitora), lembra? E as fôrminhas também. Fiz meia receita (só não me pergunte como faz pra medir 1/2 ovo) mas vou reproduzi-la na íntegra (rende aproximadamente 25 biscoitos, pode ser mais ou menos dependendo da espessura que você usar):
- 250g de farinha
- 125g de açúcar mascavo
- 125g de manteiga
- 1 ovo ligeiramente batido
- Raspas de limão (inclusão minha, fiquei com medo de ficar com cheiro de ovo)
- Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até virar um creme claro. Acrescente o ovo aos poucos e continue batendo
- Desligue a batedeira e peneire a farinha de trigo, misture com as mãos até virar uma bola
- Enfarinhe uma superfície e abra a massa com um rolo, ela tem que ter meio centímetro de espessura
- Corte biscoitos com um copo ou cortadores e vá dispondo em uma assadeira untada e enfarinhada (para a receita inteira você vai precisar de duas assadeiras)
- Leve para assar por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180º (ele vai sair um pouco molinho, mas conforme for esfriando, vai endurecer)
Glacê para a cobertura:
- 125g de açúcar de confeiteiro
- 1 a 2 colheres de sopa de água quente
- Corantes
- Em uma tigela disponha o açúcar de confeiteiro, acrescente 1 colher de sopa de água fervente e bata com um fouet (se quiser um glacê mais ralo, coloque mais um pouco de água)
- Divida o glacê em vários potinhos e coloque os corantes desejados (eu usei da arcolor em gel)
- Com uma colherzinha vá espalhando o glacê sobre os biscoitos frios e decore com confeitos
- Aguarde até o glacê secar completamente
Se você não tiver corante, pode fazer sem, os branquinhos ficam com um visual bem delicado.
Desconfio que se usar um bico de confeitar o acabamento fica bem melhor, mas é que esses biscoitos não foram feitos pra ficarem bonitos, foram apenas minha terapia depois de um diazinho difícil e interminável. Aliás quase não postei as fotos por causa dos farelinhos, das pontinhas quebradas, mas no final das contas achei que esses detalhes deixaram a foto mais charmosa =)