Não sei porque nunca postei receita de bobó de camarão aqui no blog, já que já fiz tantas e tantas vezes aqui em casa! Bora resolver isso agora?
Eu sou suspeita pra falar porque amo camarão, amo coco e amo dendê. Pra mim uma das melhores coisas da vida é o vatapá da minha mãe, e insuperável também. Já tentei fazer igual mas não chega nem perto. Mas tudo bem, a gente vai superando com bobó de camarão, o que também não é nenhum sacrifício né? Muita gente acha complicado, na verdade não é, mas são etapas que requerem atenção e fazendo direitinho não tem erro. Seguinte, separe aí:
- 500g de camarão fresco descascado
- 500g de macaxeira
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 pimentão
- Salsinha ou coentro à gosto
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta do reino à gosto
- 300 ml de leite de coco Tambaú
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- Azeite de dendê à gosto
- Azeite para refogar
- Molho de pimenta Pinga-fogo Tambaú à gosto
- Tempere o camarão com o suco de limão, sal e pimenta e reserve na geladeira por 20 minutos
- Enquanto isso cozinhe a macaxeira descascada em uma panela com água até ficar bem macia (pode usar a panela de pressão pra agilizar) e bata no liquidificador com aproximadamente 4 xícaras da água do cozimento (usei o mixer pra facilitar)
- Volte a macaxeira batida para a panela, junte o leite de coco e mantenha em fogo baixinho
- Refogue a cebola, tomate e pimentão com o molho de tomate
- Junte o camarão até começar a ficar rosado e imediatamente transfira para a panela da macaxeira
- Acerte o sal e finalize com o dendê, salsinha e molho de pimenta à gosto
Gente, eu separo uma refeição na semana pra comer tudo o que tenho vontade sem culpa, e eu esperei ansiosamente um sábado pra preparar e me deliciar com este bobó + aquela farofa crocantíssima que postei aqui. E posso falar? Não vejo a hora de fazer de novo, porque ó, vale cada caloria =)
Este molho de pimenta é pinga fogo mesmoooo, poquíssimas gotas, grandes efeitos =) Pra quem gosta sabores picantes, vai amar. E então, bora dar um toque de Bahia no seu fim de semana?
*Este post é um publieditorial.