Carne de panela que desmancha

Sumário

Ultimamente tenho feito bastante esta carne de panela aqui em casa. Compro 1kg de músculo e faço pra comer a semana toda. Culinária requentada, a gente vê por aqui o Pense que o tempo que ela passa na geladeira serve para apurar ainda mais os sabores. E isso nem sou eu que tô dizendo, foi a diva Nigella. E quem sou eu pra discordar dela né?

Mil e uma utilidades: ela vira molho de macarrão, fica linda com uma boa polenta (marido ama), no pão então, hummm! E claro que pode ganhar batatinhas no final do cozimento e ser servida com arroz e feijão, a equação da perfeição, na minha humilde opinião (afe, quanto ~ão~).

Não dá trabalho nenhum, mas carece de tempo. A versão rapidinha na panela de pressão eu já postei aqui, mas digo logo que vale a pena fazer a versão desapressada de vez em quando, o sabor do tempo da carne cozinhando ali no fogo baixinho por algumas horinhas tem seu valor, vá por mim.

  • 1 kg de músculo em cubos grandes
  • 2 latas de tomates pelados (pode ser o molho de tomate de sua preferência)
  • Folhas de louro (usei 2)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 pitadinha de canela em pó (opcional, mas pra mim virou fundamental)
  1. Coloque todos os ingredientes na panela e misture
  2. Use a lata do tomate pelado como medida e adicione duas latas de água
  3. Deixe a panela semi-tampada e cozinhe em fogo baixinho por cerca de 3:30h (pode ser mais, pode ser menos, dependendo do tipo de panela e do ponto que você quer)

Eu gosto dela desmanchando mesmo, então não tenho pressa, e só apago o fogo quando o simples ato de mexer com a colher já é suficiente para desfiá-la. Mas importante: de vez em quando dê uma olhadinha pois dependendo da panela e da potência da chama, a água pode secar e daí será necessário repor um pouquinho.

Uma salsinha picada pra finalizar não faz mal não, viu? Acho digno =)

O post de hoje é em homenagem ao meu irmão, que a partir desta data é um jovem senhor de 30. Mano, muita honra cada vez que você diz que fez uma receita aqui do blog, tão bom saber que, de alguma forma, faço parte do seu dia, da sua mesa… #muitoamor

Boa semana,  gente!

Compartilhe:

7 respostas

  1. Adorei essa receita, mas é pra refogar a cebola e o alho, né? Talvez uma selada na carne? Ou é pra jogar tudo e colocar pra ferver mesmo? Espero que você ainda leia isso. 🙂

  2. Oi, Uma curiosidade: vc sabe se essa receita pode ser feita na panela de pressão… ou o resultado não é o mesmo??? Talvez ela não fique desfiando né…

    Bjs

  3. Adorei! Vc podia postar as fotos do "durante", sabe? Não sei os outros(as), mas eu que não tenho experiência, fico curiosa para ver "tudo dentro da panela ainda crú", o corte da carne, essas coisas…
    Bjs e obg!
    Letícia

    1. Puxa, Le, eu adoraria também, quem sabe quando os meninos crescerem mais um pouquinho eu consiga ter mais tempo pra fazer posts com passo a passo! Por enquanto tá uma loucura loucura loucura aqui, dá tempo nem de pentear o cabelo hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

Farofa de banana com cebola roxa

Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

Leia mais