Há muito tempo tinha vontade de preparar casquinha de siri, sendo que a pessoa só comeu casquinha uma vez na vida e nem lembrava o sabor que tinha. Mas isso é o de menos, eu queria e pronto. Quando bati o olho na bandejinha de carne de siri no supermercado, me agarrei com ela e trouxe pra casa. Catei algumas receitas e, como sempre, fui fazendo meio na intuição. Na verdade é um refogado com leite de coco e dendê que depois vai ao forno pra gratinar com a farofinha por cima. Porque eu sempre achei que era mais complicado do que isso, gente? Casquinha de siri é muito amor!
- 300g de carne de siri
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 tomate sem semente picado
- 2 colheres desopa de extrato de tomate
- 1/2 xícara de leite de coco
- Salsinha picada à gosto (ou coentro)
- Azeite de dendê para finalizar
- 1 xícara de panko ou farinha de rosca
- 4 colheres de sopa de parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Refogue a cebola com o alho
- Junte o tomate e o extrato de tomate e refogue até ficar macio
- Acrescente a carne de siri e tempere com sal e pimenta
- Junte o leite de coco, misture e tampe a panela, deixe cozinhando em fogo baixinho por 5 minutos
- Acerte os temperos se necessário, acrescente um fio de azeite de dendê (ou o quanto você preferir) e a salsinha e desligue o fogo
- Depois de misturar até o dendê deixar tudo com aquela cor linda, transfira o refogado para ramequins ou um refratário médio
- Misture o panko ou farinha de rosca com o parmesão e cubra os ramequins
- Leve ao forno que já deve estar pré-aquecido no máximo e deixe por lá até a farofinha ficar douradinha
Sabe que eu fiquei pensando que deve ficar uma delícia preparar a mesma receita usando frango desfiado? E quem preferir uma versão mais light, é só tirar o dendê e substituir a farofa de panko por farinha de linhaça dourada (igual tia Mimis ensinou aqui), viu! Leite de coco uma vez na vida não mata não. E se você não tiver casquinhas, ligue não, faça onde der na telha. Porque quem não tem casquinha, caça com ramequim =)
Bom final de semana!
P.S.: Hoje é aniversário do marido, este santo homem que me aguenta na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, na tpm e na dieta zero carb. Amor, não resisti, tinha que fazer esta homenagem a você e sua mania de contar todas as nossas histórias ao contrário =) Com amor…