Eu sei que domingo é dia dos pais, mas essa receita aqui tá mais pra dia dos namorados (não necessariamente que uma comemoração exclua a outra).
O visual é super romântico, mas muita calma nessa hora, pois é meio difícil comer codornas sem literalmente “meter a mão na massa”, então fique certa de que vai servir este prato numa ocasião que favoreça a lambança.
Apesar de parecer uma coisa muito elaborada e cheia de frescura, é de preparo tranquilo e rápido, sabor delicioso e nada de outro mundo, apenas codornas ao perfume de rosas, simples assim. E calma, que ninguém vai comer as pétalas, se é isso que você tá pensando…
Para duas pessoas:
- 4 ou 5 codornas
- 1 botão de rosa vermelha e 1 botão de rosa cor-de-rosa
- 40 gr de amêndoas moídas
- 1/2 colher de café de água de rosas (eu usei água de flor de laranjeira, achei que a rosa não ia se incomodar de dividir a fama com ela)
- 2 colheres de sopa de mel
- sal e pimenta do reino à gosto
- Manteiga para untar
- Pré-aqueça o forno a 230 graus e unte uma fôrma onde caibam as codornas
- Esfregue sal em todas as codornas e acomode-as na fôrma, coloque pedaços de manteiga sobre elas, leve ao forno por +/- 20 minutos
- Enquanto isso, separe as pétalas das rosas, lave bem, reserve a metade para decoração
- Coloque metade das pétalas em um recipiente com 50 ml de água e bata com um mix ou pilão
- Toste as amêndoas moídas a seco (numa frigideira) por 2 minutos
- Junte o purezinho de rosas+amêndoas+100 ml de água, transfira para uma panela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, sem parar de mexer
- Coe a mistura (aperte bem) e volte para a panela, acrescente os demais ingredientes, acerte o sal
- Nessa hora as codornas devem estar assadas, jogue o molho sobre as aves e decore com as pétalas restantes
Coincidência ou não, no filme “Como água para chocolate” tem uma passagem com codornas e pétalas de rosas cujo teor é bem, digamos… “caliente”.
Queria muito incorporar o vídeo aqui por causa da beleza da fotografia desse filme, e por que tinha tudo a ver a receita e logo a seguir o vídeo, mas confesso que fiquei meio sem jeito… (rsrsrs)
Quem quiser, pode conferir aqui.