Vocês não têm idéia do quanto eu salivei enquanto esperava minha mãe preparar esse creme de cupuaçu, feito com a legítima polpa da fruta. Meus sentidos todos foram despertos quando senti de novo aquele cheirinho, que na verdade é um perfume delicioso e que só quem conhece sabe o que quero dizer quando me refiro ao “cupuaçu de verdade”.
O creme de cupuaçu é uma sobremesa que todo mundo sabe fazer lá em Manaus e que não pode faltar em nenhum almoço de família que se preze, reunião de amigos, festinha de fundo de quintal e por aí vai.
A receita original não tem segredo: 1kg de polpa de cupuaçu “de verdade” + 1 lata de leite condensado + 1 caixa de creme de leite. Bate tudo no liquidificador, coloca em um refratário e leva ao freezer até ficar durinho.
Eu sugeri que minha mãe colocasse no lugar do creme de leite, 200ml de iogurte natural. O resultado foi um creme mais leve, que ficou ótimo, além de menos calórico.
A proposta da foto pode ser reproduzida com qualquer creme, para o qual a receita é a mesma, apenas trocando a fruta (limão, maracujá, manga…) e ajustando a quantidade de polpa.
Em um copo/taça, faça um fundinho de bolacha maizena triturada:
Cubra com uma camada generosa do creme e, por cima, disponha raspas de chocolate (usei meio amargo):
Seja qual for o creme que você utilize, a apresentação faz dessa sobremesa simples uma opção mais incrementada, sem gastar muito.
Preciso dizer que me joguei nesse creme o fim-de-semana inteiro? E ainda sobrou um estoque de polpa congelada que vou usar beeeeem devagarzinho, pra não acabar logo =)