Farinha de frango

Sumário

O título deste post devia ser: o que as pessoas são capazes de inventar pra comer pão sem sair da dieta hahahaha. Gente, a fome faz a pessoa desenvolver a capacidade criativa que é uma beleza né? Essa farinha quem inventou foi a Thaís e tipo assim, ainda tô me beliscando pra ver se é verdade mesmo que vou poder comer pão o dia inteiro se der vontade, e um pão delicioso, diga-se de passagem =) Como ele tem feito parte do meu café da manhã todo dia (e do lanchinho, e do jantar…), me senti na obrigação de dividir com vocês essa dica mara!

Engraçado é que minha irmã me mandou recentemente uma farinha de peixe deliciosa que se produz lá na terrinha que utiliza exatamente a mesma técnica, só que em grande escala. Pra conservar tipos de peixe como o acari e tamuatá, que se deterioram super rápido depois da pesca, o povo indígena muito esperto inventou o piracuí, que é o peixe cozido/assado e depois desidratado lentamente em forno a lenha, virando uma farinha, daí o nome –  (pira: peixe + cuí: farinha). 

Foto daqui

Voltando à nossa farinha de frango, é o seguinte: sobrou aquele frango grelhado do almoço que ficou tão duro e ressecado que só de olhar dói o dente? Faz farinha! É só triturar no processador como se não houvesse amanhã e depois levar em uma frigideira pra tostar, mexendo sempre. O ponto é quando ela fica meio crocante. Fica mais ou menos assim:

Se quiser, pode passar no processador de novo pra que ela fique mais fininha ainda, mas sinceramente não acho necessário. Imagina comer uma farofinha ~zero carb~? Titio Dukan pira! Eu guardei num potinho na geladeira, já fiz duas vezes, e em uma das vezes rendeu muito então congelei uma parte no saquinho. Como o serviço pra ser bem feito, tem que ser completo, olha só o pãozinho que a Thaís ensinou:

  • 3 colheres de sopa de farinha de frango
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de fermento para bolo

  1. Mistura tudo no garfo mesmo (como meu frango já tinha sal, não coloquei)
  2. Coloca em um potinho plástico e assa por 1:30min no microondas
  3. Tosta na frigideira ou tostex e pronto!

Já fiz até pizza, gente, ficou delícia! Ao invés de colocar no potinho, coloca a massa em um prato médio e assa pelo mesmo tempo, depois coloca molho de tomate, queijinho, o que mais quiser e mais um minuto no microondas: voilá! Enfim, são infinitas possibilidades =) 

Thaís, a gente te ama tá!

Compartilhe:

27 respostas

  1. Gente, fazer com aquele peito de frango moído do saquinho facilita muitoooo! Tentem. Obrigada pelas informações do blog, extremamente maravilhosas!

  2. Boa tarde, esta novidade e muito boa mesmo !! Faço todos os dias, e mesmo muito bom,Estou com gastrite cronica, e tudo com gluten esta me fazendo muito mal !!alem disto estou gordinha !! essa receita veio a calhar na hora certa.!!!

  3. Boa tarde, esta novidade e muito boa mesmo !! Faço todos os dias, e mesmo muito bom,Estou com gastrite cronica, e tudo com gluten esta me fazendo muito mal !!alem disto estou gordinha !! essa receita veio a calhar na hora certa.!!!

  4. Oi Juliana, gosto muito do seu blog e já fiz várias receitas, hoje testei a farinha e como não curto muito i microondas fiz na frigideira mesmo, meu filé de frango estava bem temperado então não dá pra comer no café da manhã, mas ficou ótimo, quando tirei da frigideira, coloquei um tomate picado com queijo minas e manjericão e foi um jantar maravilhoso. Parabéns por seu trabalho.
    Bjao

  5. Oi Juliana, gosto muito do seu blog e já fiz várias receitas, hoje testei a farinha e como não curto muito i microondas fiz na frigideira mesmo, meu filé de frango estava bem temperado então não dá pra comer no café da manhã, mas ficou ótimo, quando tirei da frigideira, coloquei um tomate picado com queijo minas e manjericão e foi um jantar maravilhoso. Parabéns por seu trabalho.
    Bjao

  6. Olá, adorei essa ideia, mas não tenho processador 🙁 O que eu poderia está usando para esse trituramento?? Beijos!!!

  7. Ju, não tenho microondas e sempre fico na dúvida se da pra fazer no forno.. Da um help! 😉
    Beijo e adoro o blog!

  8. Será que rola de fazer a parte do microondas e ir passando pra parte da tostex ao longo da semana sem estragar?? Na minha reps (pasmem) não tem microondas e queria fazer em casa e trazer pra comer ao longo da semana.

    Menina, amo sua pag!!!! Quando tiver minha cozinha vou colocar todas as receitas em prática!! rs

    Bjão

    1. Nao fika nao, cheira um pouquinho de frango,quando esta assando,mas depois passa, fika sequinho, e otimo para o recheio !!Faço um patezinho de aliche, ou de figado,que adoro, e pronto to bem alimentada !!

    2. Nao fika nao, cheira um pouquinho de frango,quando esta assando,mas depois passa, fika sequinho, e otimo para o recheio !!Faço um patezinho de aliche, ou de figado,que adoro, e pronto to bem alimentada !!

  9. Dica incrível! Tomara que o gosto seja tão bom quando a aparência 🙂
    Tenho a mesma pergunta da Micaele. Posso usar o liqui???

    Beijos,
    Thay.

  10. Caraca!! Nessa a Thaís se superou! kkkkkkkkk
    Difícil aqui em casa é sobrar frango… podiam vender isso pronto!
    E essa picacuí, vc já experimentou pra fazer pão? Será que o gosto fica mto forte? E o pão com a farinha de frango, fica com gosto de frango??
    Comecei a dukan há 1 semana e já perdi 3kg! UAU! rsrs
    Beijos Ju!!

  11. Uauuuuuuu, essa é demais!!! Adorei!!!!
    Com certeza vai sair farinha de frango aqui em casa também!!
    Beijokas
    PS. Amo o Pitadinha!

  12. Uauuuuuuu, essa é demais!!! Adorei!!!!
    Com certeza vai sair farinha de frango aqui em casa também!!
    Beijokas
    PS. Amo o Pitadinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

Farofa de banana com cebola roxa

Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

Leia mais