Shiitake é, de longe, meu cogumelo preferido. E como sempre achei que ele rouba a cena diante de qualquer outro acompanhamento da refeição, deixei que ele brilhasse sozinho no meu almoço de domingo.
Uma dica importante: como eu sempre compro o shiitake seco, percebi uma grande diferença entre comprá-los inteiros ou já fatiados. Nem se iluda com a praticidade do cogumelo fatiado, compre o inteiro que o resultado final e infinitamente superior =)
- 250g de uma boa massa, preparada conforme as instruções da embalagem
- 2 xícaras de shiitake seco, hidratado por 30 minutos em água fervente
- 1/2 xícara do caldo onde você hidratou o cogumelo
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de shoyo
- Sal à gosto
- Aperte bem os cogumelos para retirar toda a água e fatie-os, desprezando os talos
- Doure o alho na manteiga e junte os cogumelos, refogando bem
- Tempere com o shoyo, junte o caldo, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 5 minutos
- Acerte o tempero se necessário, e junte ao macarrão
- Sirva a seguir
Sabe que apesar de tão simples, esta receita faria o maior sucesso em um jantarzinho especial? Tem glam, mas sem muitas frescurites. Do jeito que a gente gosta =)
P.S.1: Eu costumo comprar 100g de shiitake seco, por mais ou menos R$12,00. À princípio você pensa: caríssimo! Mas como ele é levinho, rende bastante, e sendo uma proteína, é super nutritivo e substitui a carne, ou seja, agrada até os vegetarianos. Se você nunca experimentou, vale a pena.
P.S.2: Se for usar o shiitake fresco, utilize 3 xícaras e pule a parte de hidratação, compense a ausência do caldo com mais um pouco de shoyo e água na hora do cozimento)