Ninho de forno

Sumário

Sabe quando você fica com a impressão de que todo mundo já conhece uma receita, menos você?

Fiquei passada quando percebi o quanto esta receita é famosa e euzinha nunca tinha ouvido falar!!! Ela é muito muito muito prática e gostosa, por isso mesmo ela não podia faltar aqui no blog =)

Aliás queria agradecer às queridas Fernanda e Adriana que me apresentaram a bendita na ação que fizemos do Dia do Macarrão, brigada viu meninas! Dei uma adaptada para poder fazer com os ingredientes que tinha em casa e com quase nada de trabalho saiu um almoço lindo do forno. Nham!

  • 250g de macarrão Ninho Speciale Vitarella
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 100g de presunto de peru em cubinhos
  • 300g de queijo mussarela em cubos
  • 1 lata de tomate pelado em cubos (ou o seu molho de tomate preferido)
  • 1 lata e meia de água
  • Orégano, sal e pimenta do reino à gosto
  1. Distribua os ninhos em um refratário
  2. Coloque uma colherada generosa de requeijão no centro do ninho
  3. Distribua o presunto e o queijo sobre os ninhos (reserve um pouco de queijo para cobrir o macarrão no final do processo)
  4. Misture os tomates pelados/molho com a água (utilize a mesma lata do molho para medir a quantidade de água) e tempere com sal, pimenta e orégano à gosto
  5. Cubra o macarrão com o líquido (deve ficar mais ou menos na metade) e cubra o refratário com papel alumínio
  6. Leve ao forno a 250º (pré-aquecido) por 30 minutos, retire o papel alumínio, cubra com mais queijo e deixe no forno até dourar (mais ou menos 20 minutos)

Como assim coloca o macarrão cru no forno, né? Fiquei desconfiada, mas vá com fé que essa receita não tem erro. O molho fica cremoso, o macarrão fica no ponto e o gratinado por cima dá o toque final.

Não é feitiçaria, é gastronomia, gente!

Agora um convite especial: lá na fan page dos Biscoitos Treloso tem um aplicativo muito fofo que todos os dias, até o Natal, vai distribuir vários prêmios legais. Se eu fosse vocês, corria lá pra conferir, clicando aqui.

Compartilhe:

19 respostas

  1. Juliana, boa noite!
    Sua receita é para apenas 250g de macarrão, no meu caso, farei quase 2kg, mas achei a proporção de molho de tomate muito grande. Para 2kg daria 8 latas de molho e 12 de água, não é muito? É realmente necessária essa quantidade?
    Obrigada!

  2. Nossa! O povo mudou totalmente a receita original, e ainda elogia? Prestem atenção a receita da Ju é realmente excelente! tem conhecimento.

  3. Fiz no almoço de domingo, substituindo o requeijão por cottage, a muçarela por queijo branco e presunto por peito de peru (por um pé na jaca mais leve, vai!). O molho levou uma pitadinha de cebolinha só para dar uma ardidinha leve… Delícia demais! <3
    O macarrão cozinhou muito bem, no tempo exato! Gratinou que é uma beleza~

    Obrigada, Juliana!! 😀

  4. Valeu pela dica, Juliana. hehe

    Fiz aqui em casa, só que com frango no lugar do presunto.
    Fiquei com medo de ficar seco, então acrescentei creme de leite dissolvido em água para ficar com mais molho. rs

    Ficou perfeito, o macarrão cozinhou direitinho.
    Todos aqui amaram. <3

  5. Oi, Juliana, tudo bem?
    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pelo blog: receitas sempre muito práticas e saborosas!
    Esse prato me chamou a atenção, e ontem o fiz pela segunda vez. Ambas as vezes deram certo; contudo, na segunda vez fiz umas adaptações:
    1) Dissolvi 1 colher de sopa de creme de cebola com 1,5 xícara de água em fogo médio, e a este creme eu agreguei o requeijão
    2) Ao invés de presunto, usei brócolis
    3) Usei mussarela light
    Nem preciso dizer que ficou delicioso! O creme de cebola deu um toque diferente, e com o brócolis ficou mais leve… Delicioso!

  6. Querida Juliana, que eu adoro esse cantinho não é segredo e já fiz vários comentários, mas dessa vez minha vinda aqui é para te dizer, que fiz ontem esse bendito macarrão, mas um prato para ceia e todos dizendo isso não vai dar certo, falei….que nada, se Juliana do pitadinha testou e gostou, vai dar certo e no é que deu hehehe, na hora da água fiquei com medo de colocar demais, aí caprichei no queijo em cubos maiores e não tinha requeijão, fiz um molho branco com queijo de dois tipos de queijo e ficou mais consistente que o requeijão e saboroso, bem….quando tirei do forno, todos aprovaram. Continue colocando coisas deliciosas e fáceis de fazer. Feliz Natal e um próspero ano novo.

  7. Ju fiz sábado. Visita da sogra e eu testando receita nova, vê se pode? Ninguém acreditando que ia dar certo (nem eu, fiz um arroz pra garantir…), mas deu! O segredo (no meu caso) foi muito molho misturado com água, até mais da metade do macarrão. Quando tirar o papel alumínio dá uma ajeitadinha no macarrão de modo que os topos dos ninho mergulhem no molho.

  8. Nossa, essa receita a gente não come primeiro com os olhos, a gente DEVORA ela inteirinha com os olhos e a boca de uma vez só.
    A aparência fica magnífica. Imagino que o cheirinho e o sabor não fiquem para trás.
    Essa preciso fazer o mais breve possível.
    Beijos

  9. Jú, sempre entro aqui, mas nunca comentei. Gosto muito do seu jeito de falar. Vc é engraça e prática. Meus parabéns. Quero tentar fazer este bendito macarrão light…rs. Beijos.

  10. Eu já fiz várias vezes esse macarrão, dá certo até demais. Eu adoro! Mega prático.
    Beijos
    Adriana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja isto aqui também!

farofa de farinha de mandioca com banana, cebola roxa e salsinha

Farofa de banana com cebola roxa

Aprenda a fazer a farofa de banana e cebola roxa perfeita usando os melhores ingredientes e técnicas. Descubra dicas, substituições e sugestões para incrementar esse tradicional acompanhamento brasileiro.

Leia mais